COVID-19

Coronavírus chega à Antártica, último continente a ser infectado pelo vírus

Autoridades de saúde e exército confirmam que houve contaminação com o coronavírus na Antártica

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/12/2020 às 15:00 | Atualizado em 16/03/2023 às 9:21
Arquivo/ Ana Nascimento / Agência Brasil
FOTO: Arquivo/ Ana Nascimento / Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

O novo coronavírus chegou à Antártica, único continente até recentemente livre da Covid-19, disseram nesta semana militares chilenos.

Autoridades de saúde e do Exército correram para retirar e colocar em quarentena a equipe de uma estação de pesquisa remota cercada pelo oceano e icebergs.

>> Confira todas as regras de funcionamento das atividades durante quarentena em Pernambuco

Pessoas são contaminadas com o coronavírus na Antártica

As Forças Armadas chilenas disseram que ao menos 36 pessoas foram infectadas na Base Bernardo O'Higgins, sendo 26 funcionários e 10 prestadores de serviço civis que realizavam manutenção no local.

A estação de pesquisa de ocupação permanente, que é operada pelo Exército do Chile, fica perto da ponta de uma península do extremo norte da Antártica com vista para uma baía repleta de icebergs.

Exército confirma quarentena na Antártica devido à covid-19

O pessoal da base "já está devidamente isolado e monitorado constantemente" pelas autoridades de saúde de Magalhães, na Patagônia chilena, informou o Exército, acrescentando que até agora não houve complicações.

>> Saiba o que pode e o que não pode funcionar durante período de quarentena em Pernambuco

Estações militares e de pesquisa da Antártica, que estão entre as mais remotas do mundo, fizeram grandes esforços nos últimos meses para manter o vírus a distância, cancelando o turismo, reduzindo atividades e equipes, e interditando instalações.

Pesquisadores da Agência Antártica Britânica estimam que cerca de mil pessoas de 38 estações espalhadas pelo continente gelado atravessaram o inverno do Hemisfério Sul sem incidentes.

Mas um aumento de viagens de e para a região na primavera e no início do verão intensificaram o risco de infecções.

Casos de Covid-19 nos estados do brasil

São Paulo se mantém com o maior número de casos, com 1.389.757 pessoas contaminadas. Os outros estados com maior número de casos no país são Minas Gerais (503.700) e Bahia (473.865). Já o Acre é tem o menor número de casos (40.314), seguido de Amapá (65.712) e Roraima (67.686).

Mas o que seria o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Confira dicas para não contrair a Covid-19:

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus

  • Limitar o contato próximo entre pessoas infectadas e outras pessoas é importante para reduzir as chances de transmissão do SARS-CoV-2.
  • A higienização das mãos é a medida isolada mais efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória
  • O uso universal de máscaras em serviços de saúde deve ser uma exigência para todos os trabalhadores da saúde e por qualquer pessoa dentro de unidades de saúde, independente das atividades realizadas.
  • Garantir uma boa ventilação em ambientes internos também é uma medida importante para prevenir a transmissão em ambientes coletivos.