Desabafo

'Não é gente. É um monstro da pior espécie', diz pai de Lázaro Barbosa sobre o filho, serial killer de Brasília

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, conhecido como o serial killer de Brasília

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/06/2021 às 12:15 | Atualizado em 20/07/2022 às 22:48
Reprodução
FOTO: Reprodução

O pai de Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, procurado na área do Distrito Federal e proximidades, definiu o filho, com quem não convive há muito tempo, como um "monstro da pior espécie".

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o aposentado, de 57 anos, que leva uma vida simples, no município goiano de Girassol, disse ter ficado arrasado ao saber da chacina em Ceilândia.

"Esse monstro eu registrei, mas, quando as pessoas falam 'o seu filho', aquilo me estremece todo. Não dá vontade nem de ficar mais na Terra. Eu estou arrasado. Se eu vê-lo por aí, eu nem conheço mais", lamentou.

Aposentado por invalidez, ele contou ter se casado com a mãe de Lázaro quando tinha apenas 17 anos. O relacionamento dos dois foi conturbado, marcado por brigas. Quando o casal se separou, Lázaro Barbosa e o irmão mais novo eram crianças.

A mãe deles, de acordo com o aposentado, se envolveu com um criminoso. De acordo com ele, esse seria o motivo para que os dois filhos seguissem o caminho do crime. 

>> Lázaro Barbosa: veja histórico de crimes do serial killer de Brasília, que fugiu da prisão na Bahia e é o mais procurado do Distrito Federal 

Crimes

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia, no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é acusado de participar do sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado, no dia 12, à beira de um córrego, próximo à casa onde a família morava.

No mesmo dia, Lázaro fugiu de um cerco policial, na cidade de Cocalzinho. Ao fugir, ele trocou tiros com agentes e ateou fogo em uma casa.

"O que mais me dói é o desespero que aquela família sentiu e o que ele fez com aquela pobre mulher. Isso não é gente. Isso é um monstro da pior espécie", disse o pai de Lázaro. 

>> Ritual Macabro: secretário diz o que Lázaro Barbosa, Serial killer de Brasília, pretendia fazer com família mantida refém.

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. Nascido em Barra do Mendes, onde ele cometeu ao menos dois assassinatos, o serial killer mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa.

Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, Lázaro Barbosa fugiu da prisão, depois de 10 dias, sendo considerado foragido, desde então.

Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade". 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então.

Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Vídeo

Câmeras de segurança de uma fazenda localizada no povoado de Edilândia, no interior de Goiás, flagraram Lázaro Barbosa de Sousa, o ''Serial Killer de Brasília'', na manhã dessa terça-feira (15). A informação é que ele estava dormido dentro de uma leiteria.

Os donos do local chegaram e encontraram o homem, que prometeu não fazer mal a ninguém, e disse que só queria se alimentar.

O suspeito ficou desconfiado de que o caseiro chamaria ajuda, e acabou fugindo novamente. Ele carregava uma mochila junto ao corpo. 

 

Saiba mais

>> 'É chamado de satanista', diz polícia sobre Lázaro Barbosa, conhecido como 'serial killer de Brasília'

>> 'Serial Killer de Brasília' é suspeito de matar pai, mãe e filhos em Ceilândia e segue foragido

>> Quem é o 'serial killer de Brasília' identificado como Lázaro Barbosa?

>> Vídeo: câmera de segurança flagra "serial killer de Brasília" dentro de fazenda em Goiás