Crime

Ritual Macabro: secretário diz o que Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, pretendia fazer com família mantida refém

Lázaro Barbosa, serial killer do DF, fez uma família refém. O secretário de Segurança Pública de Goiás deu detalhes sobre o que ele pretendia fazer com as vítimas

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/06/2021 às 8:15 | Atualizado em 20/07/2022 às 23:14
Divulgação/PMDF
FOTO: Divulgação/PMDF

Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), Rodney Rocha Miranda, Lázaro Barbosa Sousa, de 33 anos, conhecido coo o serial killer de Brasília, Distrito Federal, pretendia fazer um 'ritual macabro' com a família que ele manteve refém na tarde dessa terça-feira (15).

A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa. O chamado serial killer do DF é suspeito de assassinar quatro pessoas em Ceilândia, e está foragido há ais de uma semana.

Reféns

O suspeito invadiu uma chácara, em Edilândia (GO), e manteve pai, mãe e filha reféns. A adolescente enviou uma mensagem a um policial pedindo socorro, ao ouvir um barulho estranho na casa. "Socorro. O assassino Lázaro está aqui em casa", escreveu a jovem.

Segundo o Correio Braziliense, policiais estiveram na fazenda, na segunda-feira (14), onde foi montado cerco. Um dos policiais que participou da operação deixou o número de celular com a família e, durante a tarde, recebeu a mensagem.

Ritual

O secretário da SSP-GO informou que Lázaro pretendia "levar a família para a beira do rio, obrigar a tirar a roupa e matar a todos", disse. Após a chegada dos dois policiais, houve troca de tiros. Um dos PMs foi baleado no rosto. A vítima foi transferida para o Hospital de Anápolis, pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros.

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então. Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada.

Vídeo

Câmeras de segurança de uma fazenda localizada no povoado de Edilândia, no interior de Goiás, flagraram Lázaro Barbosa de Sousa, o ''Serial Killer de Brasília'', na manhã dessa terça-feira (15). A informação é que ele estava dormido dentro de uma leiteria.

Os donos do local chegaram e encontraram o homem, que prometeu não fazer mal a ninguém, e disse que só queria se alimentar. O suspeito ficou desconfiado de que o caseiro chamaria ajuda, e acabou fugindo novamente. Ele carregava uma mochila junto ao corpo.

 

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. Nascido em Barra do Mendes, onde ele cometeu ao menos dois assassinatos, o serial killer mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa.

Preso em Barra Mendes, na Bahia, pelo crime de duplo homicídio, Lázaro Barbosa fugiu da prisão, depois de 10 dias, sendo considerado foragido, desde então.

Laudo aponta características de personalidade como "agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade".

Linha do tempo dos crimes

  • Março de 2018
  • Julho de 2018
  • 26 de abril de 2021: Lázaro teria invadido uma casa no Sol Nascente.
  • 17 de maio de 2021: fez uma família refém na mesma região.
  • 9 de junho de 2021: teria cometido um triplo homicídio em uma chácara, no Incra 9, em Ceilândia (DF).
  • 10 de junho de 2021: rendeu o proprietário de uma fazenda, a filha dele e o caseiro.
  • 12 de junho de 2021: Polícia encontra corpo de vítima no Córrego da Cascalheira, localizado no meio da mata, entre a BR-070 e a DF-180.
  • 13 de junho de 2021: furtou um carro e o abandonou na BR-070, depois, ele continuou a fuga, pela mata.
  • 14 de junho de 2021: Polícias do DF e de Goiás fizeram um cerco em 34 propriedades rurais da região e continuaram as buscas

 

Saiba mais

>> 'É chamado de satanista', diz polícia sobre Lázaro Barbosa, conhecido como 'serial killer de Brasília'

>> 'Serial Killer de Brasília' é suspeito de matar pai, mãe e filhos em Ceilândia e segue foragido

>> Quem é o 'serial killer de Brasília' identificado como Lázaro Barbosa?

>> Vídeo: câmera de segurança flagra "serial killer de Brasília" dentro de fazenda em Goiás

>> Maníaco do Parque, Jack - o estripador, Ted Bundy e o homem que matou 90 pessoas: conheça os serial killers mais famosos do mundo

>> O que é serial killer? Entenda a expressão, que voltou à tona após caso em Brasília