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INSS inicia força-tarefa para avaliar pedidos para o benefício assistencial e desafogar fila de espera

Quase 1,4 mil servidores do INSS trabalham para acelerar análise de pedidos para Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diminuir fila

TV Jornal
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Publicado em 19/02/2021 às 21:34 | Atualizado em 09/11/2022 às 6:25
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

com informações da Agência Brasil

Até o dia 22 de março, 1.383 servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trabalham para desafogar a fila de pedidos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No último dia 12, foi iniciada pelo INSS uma força-tarefa para acelerar as avaliações sociais, que analisam se o cidadão se enquadra nos critérios para receber o benefício assistencial.

Pago a idosos a partir de 65 anos, pessoas com deficiência e trabalhadores portuários avulsos, o BPC equivale a um salário mínimo e tem como objetivo reduzir a pobreza na população de menor renda.

Para ter direito ao benefício, é necessário comprovar que a renda per capita (por pessoa) na família seja menor que um quarto do salário mínimo, equivalente a R$ 275 mensais por membro da família.

A força-tarefa envolverá servidores de todas as regionais do país e terá foco na análise das condições sociais do segurado.

Segundo o INSS, após o fim da ação emergencial, parte dos servidores permanecerá com dedicação exclusiva à análise de processos de benefícios assistenciais.

Força-tarefa do INSS

A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou que, em 2020, o estoque de benefícios assistenciais em análise ou em exigência totalizou 534.848.

Desse total, 442.483 foram pedidos por pessoas com deficiência, 89.088 por idosos, 2.612 por trabalhadores portuários avulsos e 665 por mães de crianças com microcefalia.

Segundo o INSS, a maior parte das exigências para a liberação do BPC está relacionada ao Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O órgão recomenda que os segurados atualizem as informações para acelerar as análises.

O INSS conseguiu fechar um acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) para acesso em tempo real ao CadÚnico, o que deve acelerar a solução de problemas de divergências cadastrais.

Nos últimos meses, o órgão automatizou a análise do BPC para pessoas idosas. Segurados podem enviar os documentos e comprovar as exigências por meio do aplicativo Meu INSS.

Os documentos podem ser entregues por meio de cópias simples, sem a necessidade de comparecimento a uma agência com o documento original.