desastre ambiental

Olinda e Recife montam esquema para combate às manchas de óleo

As duas prefeituras se mobilizam para evitar que o vazamento chegue as praias da Região Metropolitana

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 18/10/2019 às 21:30
Bruno Campos
FOTO: Bruno Campos

Em função do vazamento de óleo que voltou a atingir Pernambuco, nos últimos dias, e já alcançou quase 200 praias do Nordeste, a Prefeitura do Recife mobilizou profissionais da Emlurb e da Defesa Civil para atuar na limpeza das praias da cidade, caso o óleo chegue ao litoral recifense. No município vizinha, em Olinda, a prefeitura colocou drones para monitorar possíveis focos de óleo.

Limpeza

Além dos profissionais da Emlurb e da Defesa Civil, a Prefeitura utilizará a plataforma de voluntariado Transforma Recife, para convidar a sociedade civil para apoiar na possível operação de limpeza.

A Prefeitura do Recife se junta à Sala de Situação do Governo do Estado e aguarda ainda ações efetivas do Governo Federal para sanar definitivamente essa crise ambiental, que pode ter efeitos ainda desconhecidos, não só ambientais, mas para o Turismo de toda a região, importante cadeia geradora de renda para nossa população.

Bruno Campos/JC Imagem
Voluntários retiram manchas de óleo do litoral pernambucano - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Grupo trabalha para retirar o óleo na foz do Rio Persinunga, na divisa entre Pernambuco e Alagoas - FOTO:Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Depois de chegar em Alagoas, manchas de óleo seguiram para São José da Coroa Grande (PE) - FOTO:Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Bruno Campos
Manchas de óleo invadem Praia dos Carneiros, em Tamandaré - FOTO:Bruno Campos
Bruno Campos/JC Imagem
Manchas de óleo chegam a uma das principais praias do litoral nordestino, a dos Carneiros - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem
Bruno Cezar
Visão da Praia dos Carneiros, em Tamandaré - FOTO:Bruno Cezar
Jefferson Nascimento/TV Jornal Interior
Óleo recolhido da Praia dos Carneiros, em Tamandaré - FOTO:Jefferson Nascimento/TV Jornal Interior
Bruno Campos/JC Imagem
Voluntários atuam na Praia dos Carneiros, em Tamandaré - FOTO:Bruno Campos/JC Imagem

Drones em Olinda

A Secretaria de Segurança Urbana de Olinda iniciou nesta sexta-feira (18), o monitoramento dos 8 km da orla da cidade com a utilização de dois drones. O objetivo é identificar o possível surgimento de manchas de óleo ou derivados nas praias do município. Os drones auxiliam na fiscalização das praias de Del Chifre, Bairro Novo e Casa Caiada e durará o tempo necessário até a dissipação da substância.

>>>São José da Coroa Grande decreta estado de emergência, por causa das manchas de óleo<<<

>>>Bióloga sugere suspensão de atividades de lazer em praias atingidas por manchas de óleo<<<

O trabalho está sendo executado por membros da Guarda Municipal. O serviço será desenvolvido, principalmente, nos fins de semana. A proposta é ajudar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano com imagens e informações para adoção de medidas caso a costa olindense seja afetada pelo problema, que já atingiu inúmeras praias do Nordeste.