Bem estar

Vida saudável é arma para fortalecer corpo e mente durante pandemia

É importante a prática regular de exercícios físicos juntamente com a boa alimentação

Caroline Cardilane
Caroline Cardilane
Publicado em 22/05/2021 às 8:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A pandemia do Coronavírus tem mudado a rotina de muitos, seja em relação ao trabalho, à faculdade, à escola ou aos cuidados pessoais. Desde o início, algumas pessoas optaram por melhorar seus hábitos rotineiros, iniciando a prática de exercícios e a reeducação alimentar para manter a saúde do corpo e da mente. Para isso, além do consumo de alimentos mais saudáveis, a opção também foi dar início à prática de exercícios em casa, como conta a estudante de Jornalismo, Thayla Rodrigues. “Eu estava muito parada em casa e me alimentando mal e foi nesse período que decidi mudar radicalmente minha rotina”

A partir de pesquisas de perfis de Personal Trainers no Instagram, a estudante encontrou Mayara Mendes, profissional de Educação Física; assim, com as aulas e cronogramas montados, Thayla mantém sua rotina de exercícios em casa, como prefere, para evitar riscos de contaminação pelo Coronavírus. “Já frequentei academia, mas prefiro a segurança de casa, os treinos são super tranquilos e posso fazer até com quilos de alimentos” diz a estudante.

Leia mais: Veja dez receitas de suco detox para começar 2021 de forma saudável
Coronavírus: desafio para corpo e mente

Exercício em casa

A profissional de Educação Física explica como os exercícios físicos são importantes, principalmente em períodos como o atual, no qual os níveis de ansiedade podem aumentar: “A prática regular de exercício físico reduz os riscos de doenças cardíacas, fortalece o sistema imunológico, regula a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, além de trazer bem estar físico e mental", diz Mayara.

Para quem não se sente confortável e seguro para sair de casa e se exercitar, com medo da exposição ao Coronavírus, as atividades físicas podem ser realizadas no próprio ambiente. Para não deixar de movimentar o corpo e dar continuidade a rotinas saudáveis, Mayara dá dicas de como começar os treinos em casa: “Com o auxílio de uma cadeira ou sofá, algumas garrafas e um cabo de vassoura, os exercícios que são realizados em academias, podem ser feitos em sua própria casa.”

Hábitos alimentares

Uma das consequências trazidas pela pandemia foi a inflamação no número de casos de pessoas diagnosticadas com ansiedade no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), neste ano, as restrições da pandemia aumentaram o nível de estresse e ansiedade dos brasileiros. Esses sintomas podem desencadear em distúrbios alimentares, como explica a Nutricionista Luana Silva: “Com o aumento dessa ansiedade, a gente vai descontando as frustrações em alimentos que, para o nosso cérebro, dão mais prazer, como doces e carboidratos, comidas que não têm valor nutricional.”

A Nutricionista explica ainda como a má alimentação influencia no funcionamento do corpo: “Se temos uma alimentação balanceada, nosso corpo funciona de forma correta, mas se consumimos muito sódio, gordura e açúcar, isso vai gerar um efeito negativo e outras patologias podem surgir a partir disso”, diz Luana.

Abaixo você confere alguns dos alimentos que aumentam a imunidade, diminuem a ansiedade e melhoram o funcionamento do corpo:

- Salmão, sardinha, sementes de chia e linhaça: Alimentos ricos em ômega 3 são anti-inflamatórios naturais.
- Banana, castanha do Pará e chocolate amargo: Aumentam a produção de Serotonina, dando sensação de bem estar e relaxamento ao organismo.
- Frutas cítricas como laranja, limão, acerola, goiaba: Alimentos com vitamina C contém antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres.
- Castanhas, grão de bico, feijão e ovos: Alimentos ricos em Zinco, que atua na replicação do DNA das células do sistema imunológico, aumentando a imunidade do organismo.
- Ovos, leites, queijos e carnes: Ricos em vitamina D, que atua no sistema cardiovascular e nervoso, além de melhorar a saúde óssea e muscular.