Cerol

Major da PM é atingido por linha com cerol no bairro do Pina

Ele teve um corte profundo na testa. O uso de cerol é proibido em Pernambuco desde 2001

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um major da Polícia Militar (PM) ficou ferido após ser atingido por uma linha com cerol no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. O policial passava de motocicleta pela Rua Manoel de Brito, quando foi atingido e teve um corte profundo na testa.

Ele foi socorrido e já recebeu alta.

>>>Confira dicas para prevenir acidentes com linhas de cerol

Prisões

Dois rapazes foram presos e levados para a Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Com eles, foram apreendidos três carretéis de linha com cerol e duas pipas.

Dicas para evitar acidentes com cerol

Empinar pipa é uma brincadeira perigosa, ainda mais se a linha estiver com cerol ou se for do tipo "chilena". Desde o ano de 2001 que o uso do cerol é proibido por lei no Estado de Pernambuco. Mesmo assim, o uso do cerol persiste entre crianças e até mesmo adultos, o que acaba colocando em risco principalmente motociclistas.

Por isso, é bom estar atento a algumas dicas que podem salvar vidas em casos de acidentes envolvendo linhas com cerol.

A principal aliada dos motociclistas na prevenção de acidentes envolvendo linhas com cerol é a antena "corta-pipa", que é instalada nas motos e evita que a linha enrosque no pescoço e na área da cabeça. O equipamento é obrigatório para motociclistas que usam a moto como ferramenta de trabalho, mas não é obrigatória para motos particulares. A antena custa, em média, R$ 9,90.

Além disso, é sempre bom lembrar de usar o capacete e os demais equipamentos de segurança antes de transitar com as motos. Para evitar acidentes, o Detran-PE realiza blitze preventivas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e a Motocruz.

Cerol e proibição

O cerol é "o produto originário de uma mistura de cola ou outra substância glutinosa com vidro moído ou outro material abrasivo", segundo consta na redação da Lei Estadual n° 11.931/2001.

A lei estabeleceu a proibição do uso do cerol em todo o estado de Pernambuco. A punição para quem utiliza o produto no Estado vai de multa em dinheiro até punições penais com prisão, em casos de dano físico, lesão corporal e até mesmo de morte causada pelo uso de linha com cerol.

Nas situações em que o cerol é usado por crianças e adolescentes, os pais podem ser responsabilizados.