CORPUS CHRISTI

CORPUS CHRISTI 2022: como celebrar a data abençoada?

Confira diferentes formas de comemorar o Corpus Christi 2022.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 16/06/2022 às 8:30
Notícia
Reprodução.
Eucaristia é instituída por causa do Corpus Christi. - FOTO: Reprodução.

Corpus Christi significa "corpo de Cristo" e acontece um dia anterior à morte de Jesus, essa data comemorativa é carregada de tradições e dá a origem para um dos elementos mais importantes da religião católica.

O Dia de Corpus Christi é comemorado em toda quinta-feira, sendo uma data móvel, e não é considerado feriado, ou seja, se torna um ponto facultativo para as regiões do país. 

O que é Corpus Christi? 

O Dia de Corpus Christi é o registro de 60 dias após a Quinta-Feira Santa, ou seja, ato realizado por Jesus na última ceia com os discípulos em que foi instituído um dos maiores símbolos da religião católica, a eucaristia, essa que representa o corpo e o sangue de Jesus. 

Reprodução.
Corpus Christi 2022. - Reprodução.

Esse dia foi instituído por dois motivos, o primeiro foi a revelação da vontade de Jesus em realizar uma data litúrgica, ou seja, momento de celebração e missa, para a Santa Juliana

Além disso, há também o Milagre de Bolsena, esse consistiu da descrença de um Padre na transubstanciação, ou seja, a presença de Jesus na Eucaristia. Porém, enquanto realizava a missa, o milagre aconteceu quando o padre viu uma hóstia derramar sangue.  

Como celebrar Corpus Christi? 

O Corpus Christi pode ser comemorado pelos católicos de diversas formas. O objetivo é ter a perspectiva de que a data é também um momento de reflexão sobre a passagem de Jesus sobre a Terra. 

1. Participar de procissões 

Com a comemoração marcada por tapetes decorados de símbolos religiosos, as procissões são um momento sagrado em que os católicos podem celebrar essa data. Os símbolos principais dessas procissões consistem no cálice, pão e vinho.

"A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, rumo à terra prometida, com a arca da aliança à frente, que hoje para os católicos é o Santíssimo Sacramento.", afirma a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

2. Partilhar o pão 

A data comemorativa pode ser o momento ideal para partilhar com os outros, não somente o pão, como também roupas, comida e água para pessoas em situação de rua. Dessa forma, pense em doações e ações comunitárias para realizar no dia de Corpus Christi. 

3. Grupos de oração 

Celebrar a data sozinho pode ser bom, mas com o grupo de oração, o momento se torna mais especial e dinâmico. Assim, reunir o grupo de oração e aproveitar o Corpus Christi é uma ótima opção. 

4. Leitura 

Ler a Bíblia ou, até mesmo, livros que façam refletir sobre a relação do homem com Jesus pode ser uma alternativa positiva para passar o Dia de Corpus Christi. 

Dessa forma, é possível ler obras de qualquer religião a partir do Kindle Unlimited, serviço da Amazon que oferece milhões de obras para leitura e um período promocional de 30 dias grátis para teste. 

Confira aqui o Kindle Unlimited. 

Comentários