IGREJA CATÓLICA

Papa lamenta morte de cardeal brasileiro que inspirou a escolha do nome "Francisco"

O cardeal Cláudio Hummes, 87 anos, fazia parte da ordem franciscana e era defensor da Amazônia

Emília Prado
Emília Prado
Publicado em 08/07/2022 às 16:25
Notícia
Divulgação
Papa Francisco envia telegrama a arcebispo brasileiro e relembra momento com o cardeal Cláudio Hummes - FOTO: Divulgação

Em telegrama enviado ao arcebispo Odilo Pedro Scherer, o papa Francisco expressou pesar pela morte de um importante cardeal brasileiro. Cláudio Hummes faleceu na última segunda-feira (4), em decorrência de um câncer de pulmão, aos 87 anos.

VEJA TAMBÉM: Papa Francisco desmente boatos de renúncia

O líder da Igreja Católica lembrou do conselho que recebeu de Hummes quando foi eleito papa, há nove anos: "Trago sempre vivas na memória as palavras que dom Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres".

Por esse motivo, Jorge Bergoglio escolheu Francisco como nome papal, em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos pobres.

"Minhas preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado e zeloso serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos, à Santa Mãe Igreja nos diversos encargos pastorais que lhe foram confiados tanto no Brasil quanto na Cúria Romana, e por seu empenho em anos recentes pela Igreja que caminha na Amazônia", escreveu o papa argentino.

Cláudio Hummes era cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, nomeado prefeito da Congregação para o Clero pelo papa Bento XVI em 2006 e foi membro da Ordem dos Frades Menores, conhecida como ordem de São Francisco.

Comentários