Exame

Quase metade dos inscritos no Enem fazem provas pela primeira vez

Em Pernambuco, mais de 273 mil estudantes enfrentam, neste domingo, o primeiro dia da maratona de provas

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 03/11/2019 às 11:22
Wilson Dias/Agência Brasil
FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

Dos mais de 5 milhões de candidatos inscritos no Enem este ano, 47% farão a prova pela primeira vez. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Pernambuco, mais de 273 mil estudantes enfrentam, neste domingo (3), o primeiro dia da maratona de provas.

Nos arredores da Unicap, apesar do nervosismo, as expectativas dos estudantes são as melhores.

A estudante Rebeca Mikaely sonha com uma vaga na Faculdade de Direito do Recife. Ela conta que a preparação foi intensa, mas que o peso da redação ainda é motivo para muita ansiedade.

“A gente tá confiante, mas o medo todo é da redação. Foram dois anos de curso intensivo. Então foi o ano todinho se dedicando.”

Neste domingo, os estudantes realizam provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas, além da Redação. Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, 45 de cada área.

O futuro psicólogo Samuel Barbosa conta que está confiante para as provas de hoje.

“Eu desejo psicologia. A expectativa é que eu faça uma prova boa porque eu já faço simulado todo semestre na escola, então eu já estou calejado.”

Nesta primeira etapa do Enem, os estudantes terão cinco horas e meia para entregar as provas e a redação concluídas. Os portões abrem ao meio-dia e fecham de 13h. A partir das 15h30, os candidatos já podem deixar os locais de prova.