IMUNIZAçãO

Vacinação contra gripe segue nesta segunda-feira (20), no Recife

Desta vez, a vacinação não vai contar com os postos drive-thru

Vacinação contra gripe segue nesta segunda-feira (20), no Recife

Campanha entra na sua segunda fase; idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram, podem se imunizar nesta etapa - Foto: Tânia Rêgo/ABr

A partir desta segunda-feira (20), a Prefeitura do Recife informou que vai dar continuidade, à segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que teve início na última quinta-feira (16). Desta vez, a vacinação não vai contar com os postos drive-thru. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as cinco mil doses que sobraram dos dois primeiros dias da campanha de vacinação serão utilizadas também. A imunização continuará apenas nas unidades de saúde do Recife, das 8h às 17h.

Público-alvo

Nesta segunda etapa, a campanha tem como público-alvo pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo. Os idosos e profissionais da saúde que não se vacinaram na primeira etapa continuam podendo se vacinar nesta nova fase.

Documentação para a vacinação

Para agilizar a vacinação, o PNI Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar ainda documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).

Vacina não serve contra o coronavírus

A Secretaria de Saúde do Recife reforça que a imunização não previne contra a covid-19, mas contra os três tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.