ELEIçõES

Confira as cidades de Pernambuco que já sabem o resultado para prefeito nas Eleições 2020

A confirmação das eleições municipais foi revelada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Confira as cidades de Pernambuco que já sabem o resultado para prefeito nas Eleições 2020

Eleições 2020 - Foto: SJCC

Enquanto os maiores colégios eleitorais ainda não possuem resultado para prefeitos nas eleições 2020, algumas cidades do Interior de Pernambuco já conhecem os gestores executivos para os anos de 2021 a 2024. Confira abaixo as cidades de Pernambuco que já sabem o resultado para prefeito e quem são os eleitos ou reeleitos, de acordo com a confirmação do Tribunal Superior Eleitoral. Matéria em atualização.

>>Confira como foi a apuração dos votos das Eleições 2020

>>Dani Portela (PSOL) é a vereadora mais votada no Recife; veja lista completa

>>Professor Lupércio é reeleito prefeito de Olinda

>>Anderson Ferreira é reeleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes

>>Yves Ribeiro e Francisco Padilha disputam segundo turno em Paulista

>>João Campos e Marília Arraes disputam 2º turno para a Prefeitura do Recife

Olinda: Professor Lupércio (SD)

Jaboatão dos Guararapes: Anderson Ferreira (PL) 

Caruaru: Raquel Lyra (PSDB)

Petrolina: Miguel Coelho (MDB)

Cabo de Santo Agostinho: Keko do Armazém (PL)

São Lourenço da Mata: Vinícius Labanca (PSB)

Gravatá: Padre Joselito (PSB)

Catende: Gracina Maria Ramos Braz da Silva (PTB)

Cabrobó: Galego de Nanai (AVANTE) 

Orocó: George Gueber (PT)

Tamandaré: Carrapicho Honorato (Republicanos)

Santa Maria da Boa Vista: Humberto Mendes (PSB)

Lagoa Grande: Vilmar Cappellaro (MDB)

Afrânio: Rafael (PSB)

Belém do São Francisco: Gustavo Caribé (MDB)

Parnamirim: Nininho (PSB)

Cedro: Marly de Neguinho de Zé Arlindo (MDB)

A transmissão das eleições municipais, neste domingo (15), está com cobertura completa dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). TV e Rádio Jornal, NE10 e Jornal do Commercio integrados no principal evento da democracia brasileira. 

Instabilidade na apuração

A plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o tempo real do resultado das eleições 2020 apresentou instabilidade, neste domingo (15), e atrasou a apuração dos votos para a Prefeitura do Recife. Em entrevista à repórter Talita Marques, o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, afirmou que o problema foi por causa de um congestionamento no sistema do TSE. Após o fim da votação, a mídia (arquivos) das urnas é levada aos cartórios, que transmitem para o TRE-PE e, consequentemente, vai para o TSE, que é responsável por divulgar os resultados das eleições 2020.

Boca de urna no Recife

O Ibope divulgou, neste domingo (15), a pesquisa de boca de urna sobre a eleição para a prefeitura do Recife. De acordo com instituto, o nível de confiança é de 99% e a margem de erro é de dois percentuais para mais ou para menos. Pela boca de urna no Recife, a capital pernambucana aponta segundo turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). O candidato do PSB, de acordo com os dados da boca de urna no Recife, teve 35% dos votos. Já a petista alcançou 30%. Clique aqui e confira todos os números da boca de urna no Recife.

Eleições pela internet?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o TSE estuda criar uma votação online para as próximas eleições. Segundo o presidente do TSE, os estudos de um novo modelo de votação serão comandados pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

>>Por medo de aglomerações, Lupércio suspende festa para acompanhar resultado em Olinda

"A proposta para as eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação digital que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis, porém elas têm um custo elevado, uma necessidade de reposição constante. A cada dois anos nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar, isso significa, eu diria, aproximadamente R$ 1 bilhão de reais. E, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo, de preferência de voto pelo dispositivo pessoal", explicou Barroso.

Aglomerações durante apuração e pós-resultado

A Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), através do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, orientou todos os promotores eleitorais estaduais a necessidade de interposição de pedido de providências contra todos os candidatos para que se abstenham de participar ou incentivar comemorações que gerem aglomerações. A PGJ-PE orienta promotores eleitorais de todo o estado para que não incentivem nem promovam comemorações e aglomerações.

Candidatos presos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de urnas eletrônicas que foram substituídas e de ocorrências registradas durante o horário da votação. Até as 16h, 2.717 urnas foram substituídas. O número corresponde a 0,60% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições. Segundo o tribunal, 45 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral.

Leia também: Procuradoria Geral de Justiça orienta que não haja comemorações públicas de resultado das eleições em Pernambuco

Entenda o que leva a disputa para prefeito ao 2º turno

TRE-PE orienta eleitores sobre instabilidade e erro no e-Título

Desafio pós-pandemia

O empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.