ELEIÇÕES 2020

ELEIÇÕES 2020: Prefeita RAQUEL LYRA comemora reeleição em CARUARU

A apuração dos votos em Caruaru foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 15/11/2020 às 23:50 | Atualizado em 02/05/2023 às 10:34
Janaína Pepeu/Divulgação
FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação

A população de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, reelegeu Raquel Lyra (PSDB) como prefeita neste domingo (15).

Ela foi eleita com 65,42 das intenções de voto e vai governar a cidade interiorana por mais quatro anos. A apuração dos votos das Eleições 2020 é feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A transmissão das eleições municipais, neste domingo (15), está com cobertura completa dos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

TV e Rádio Jornal, NE10 e Jornal do Commercio integrados no principal evento da democracia brasileira.

Instabilidade na apuração dos votos nas Eleições 2020

A plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o tempo real do resultado das eleições 2020 apresentou instabilidade, neste domingo (15), e atrasou a apuração dos votos para a Prefeitura do Recife.

Em entrevista à repórter Talita Marques, o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, afirmou que o problema foi por causa de um congestionamento no sistema do TSE.

Após o fim da votação, a mídia (arquivos) das urnas é levada aos cartórios, que transmitem para o TRE-PE e, consequentemente, vai para o TSE, que é responsável por divulgar os resultados das eleições 2020.

Boca de urna no Recife

O Ibope divulgou, neste domingo (15), a pesquisa de boca de urna sobre a eleição para a prefeitura do Recife.

De acordo com instituto, o nível de confiança é de 99% e a margem de erro é de dois percentuais para mais ou para menos.

Pela boca de urna no Recife, a capital pernambucana aponta segundo turno entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT).

O candidato do PSB, de acordo com os dados da boca de urna no Recife, teve 35% dos votos. Já a petista alcançou 30%.

Como justificar a ausência na votação

Aglomerações durante apuração e pós-resultado

A Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE) orientou todos os promotores eleitorais estaduais a necessidade de interposição de pedido de providências contra os candidatos para que se abstenham de participar ou incentivar comemorações com aglomerações.

A PGJ-PE orienta promotores eleitorais de todo o estado para que não incentivem nem promovam comemorações e aglomerações.

Candidatos presos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número de urnas eletrônicas que foram substituídas e de ocorrências registradas durante o horário da votação. Até as 16h, 2.717 urnas foram substituídas.

O número corresponde a 0,60% do contingente de 400 mil equipamentos que estão sendo utilizados nas eleições. Segundo o tribunal, 45 candidatos foram presos em flagrante por crime eleitoral.