
Em coletiva de imprensa realizada, na tarde deste domingo (15), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Frederico Neves, revelou que o primeiro turno das Eleições 2020 ocorreram dentro da “mais absoluta normalidade”. Segundo ele, o pleito foi 100% eletrônico e apenas 1,12% do total de urnas apresentou erro.
“Nós tivemos uma eleição 100% eletrônica. Do total das 18.771 urnas, apenas 211 urnas foram substituídas por quebra, sem perdas de dado. Isso equivale a 1,12% do total de urnas do Estado de Pernambuco. Houve falta de energia elétrica em seis locais de votação localizados em Jaboatão, Glória do Goitá, Pesqueira, São Lourenço da Mata e Panelas, mas isso também não prejudicou em absolutamente nada o resultado das eleições”, contou, afirmando que “esses pequenos problemas já eram esperados”.
>> TSE registra 45 candidatos presos e 2,7 mil urnas trocadas
>> Urnas fechadas em Pernambuco; confira ao vivo a apuração dos votos das Eleições 2020
Instabilidade no e-Título
Sobre a lentidão no aplicativo e-Título, o desembargador Frederico Neves explicou que o problema foi nacional, mas que também não atrapalhou o processo eleitoral. “Não haverá qualquer problema para a justificativa [do voto], porque, a partir de amanhã, começará a fluir um prazo de 60 dias para os eleitores que não puderam votar justificarem essa sua ausência”, destacou.
Parabéns aos eleitores
O presidente do TRE-PE, Frederico Neves, ainda agradeceu aos eleitores pernambucanos que respeitaram as recomendações sanitárias da Justiça Eleitoral contra o novo coronavírus. “O eleitor e a eleitora pernambucanos comparecem usando máscara e portando uma caneta. Isso é muito simples, pode não significar nada, mas esse gesto singelo contribuiu de forma efetiva para o transcurso de forma mais célere nas respectivas sessões eleitorais”, disse.