covid-19

Fabricante da Ivermectina afirma que medicamento não tem nenhuma evidência de eficácia contra covid-19

Mesmo com médicos fazendo o alerta há meses, presidente da República, Jair Bolsonaro, que não é médico, defende uso da Ivermectina em tratamento precoce contra covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 05/02/2021 às 8:40 | Atualizado em 14/02/2023 às 9:09
Kliim/istock
FOTO: Kliim/istock

Em comunicado divulgado na quinta-feira (4), a Merck, empresa produtora da Ivermectina, disse que o medicamento não tem “nenhuma evidência significativa” na proteção ou cura contra a covid-19. A fórmula é usada em animais e seres humanos, mas contra sarna e piolho.

De acordo com a Merck, os cientistas da empresa continuam avaliando “cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de Ivermectina para o tratamento de covid-19 para evidências de eficácia e segurança”.

A companhia afirmou que, até o momento, não foi confirmada “nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra covid-19 de estudos pré-clínicos” e que não há “nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes” com covid-19.

“Demonstramos nosso compromisso com a saúde dos pacientes e da população, aumentando o acesso aos cuidados de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance", afirmou a Merck.

"Hoje, a Merck continua na vanguarda da pesquisa para prevenir e tratar doenças que ameaçam pessoas e animais — incluindo câncer, doenças infecciosas como HIV e Ebola e doenças animais emergentes — já que aspiramos ser a principal empresa biofarmacêutica de pesquisa intensiva no mundo", concluiu.

Mesmo sem ser cientista ou pesquisador da área da saúde, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sempre incentivou o uso da Ivermectina, assim como a aplicação da hidroxicloroquina no tratamento precoce para a covid-19.

Médicos de várias partes do mundo já comprovaram que nem a Ivermectina nem a hidroxicloroquina são eficazes no tratamento da doença.