
Após Jair Bolsonaro dar entrada no hospital e passar por exames, nesta quarta-feira (14), o Palácio do Planalto informou que o presidente estava com ''soluço persistente'' e deve ficar em observação por 24 ou 48 horas.
De acordo com a nota enviada pelo governo federal, Jair Bolsonaro está bem, consciente e conversando normalmente.
Há dias, ele reclama da frequência incomum dos soluços, além de ter sentido dores abdominais. Você sabe o que pode causa uma crise de soluço? Confira abaixo as respostas em relação à a doença:
Segundo os médicos, existem vários motivos para um soluço persistente (crise).Entre eles, os mais comuns são comer rápido e em grande quantidade, tomar refrigerante, engolir ar, mudanças bruscas de temperatura, tabagismo (po exemplo, cigarro), álcool, ansiedade e estresse.
A definição de soluço é de uma doença que tem um movimento involuntário e provocado por um espasmo do diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen e está ligado a respiração).
Como esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, a passagem de ar para os pulmões fica prejudicada.
Bolsonaro está com soluço desde sábado, quando fez cirurgia para implante dentário. Ele acha que pode ser efeito do remédio que está tomando e falou sobre isso ontem em entrevista à rádio Guaíba. Aos que estão preocupados, fiquem tranquilos. O PR é acompanhado por vários médicos. pic.twitter.com/gwBjrYMXBZ
— Sarita Coelho (@saritacoelho) July 8, 2021
O que fazer durante uma crise de soluço?
O recomendado é procurar um pronto-socorro ou um médico para tentar solucionar o problema, de acordo com o cirurgião Flávio Kawamoto, em entrevista ao Uol.
Como a causa do soluço pode variar, não dá para definir um tratamento específico para o problema em questão.
"Às vezes, quando é muito persistente e dura o dia inteiro, a pessoa fica com muita fadiga e começa a incomodar. Ela não consegue fazer as atividades do dia, como falar", diz o cirurgião.
Como a causa varia de acordo com o paciente, também não dá para definir um tratamento específico para o problema, que tende a ser passageiro.
Se a crise de soluços for causada pelo refluxo, por exemplo, o médico irá tratar o quadro. Caso seja necessário, o especialista pode sugerir medicamentos para o tratamento.
Saiba algumas medidas que podem ajudar em uma crise de soluços:
- Prender a respiração por alguns segundos;
- Pressionar os joelhos dobrados contra o peito ajuda;
- Engolir açúcar, miolo de pão ou gelo moído;
- Respirar repetidamente dentro de um saco de papel;
- Colocar o dedo na boca (ou usar um objeto) para tocar a úvula (o "sininho" da garganta), a fim de provocar reações de arroto e vômito para aliviar a pressão dentro do estômago.
Confira abaixo a nota do governo federal sobre o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro:
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, por orientação de sua equipe médica, deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, nesta quarta-feira (14) para a realização de exames para investigar a causa dos soluços.
Por orientação médica, o presidente ficará sob observação, no período de 24 a 48 horas, não necessariamente no hospital. Ele está animado e passa bem.
Secretaria Especial de Comunicação SocialSecom/MCom
Bolsonaro vai passar por cirurgia de emergência?
O presidente Jair Bolsonaro será transferido para São Paulo para realizar exames e passar por uma possível de emergência, por orientação do médico Antônio Luiz Macedo, que o atendeu após o ataque a faca sofrido por Jair Bolsonaro, em 2018. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto.
Ele teria uma reunião com os presidentes dos poderes Judiciário e Legislativo que aconteceria a partir das 11h na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, mas foi cancelada devido aos problemas de saúde.
O encontro de Jair Bolsonaro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux e com os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) seria para apaziguar a relação entre os três poderes diante dos acontecimentos recentes.