CORONAVÍRUS

'Tem novidade a caminho', diz João Campos sobre vacinação contra a covid-19 no Recife

Esta segunda-feira (19) marca exatos 6 meses do início da campanha de vacinação contra a covid em Recife

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 19/07/2021 às 11:15 | Atualizado em 23/06/2022 às 14:31
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, através de seu twitter, que nesta segunda-feira (19), data em que a vacinação contra a covid-19 completa 6 meses na capital pernambucana, haverá novidades.

"Recife completa, nesta segunda-feira, 6 meses do início da vacinação contra a covid-19. São 181 dias sem parar de imunizar um único dia. E a gente vai pra frente. Ainda hoje, tem novidade a caminho.", escreveu o prefeito.

Todas as vacinas protegem contra casos graves

Apesar dos mal compreendidos percentuais de eficácia de cada uma dessas vacinas, a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, explica que as quatro foram submetidas a rigorosos protocolos de testagem, com resultados checados por agências reguladoras de credibilidade reconhecida, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O processo de desenvolvimento de uma vacina inclui testes em laboratório e três etapas de testes em humanos, envolvendo milhares de voluntários, e os resultados são analisados pela comunidade científica e por órgãos reguladores de diferentes países.

Diante disso, a médica ressalta que recusar uma vacina específica ou atrasar a aplicação para esperar outra vacina são decisões que não fazem sentido e ameaçam a saúde individual e coletiva.

“Qualquer um de nós pode ter uma forma grave e pode ir a óbito. Não dá para negar uma vacina que vai te proteger principalmente desses desfechos", disse Mônica.

"Todas as vacinas utilizadas no país estão mostrando efetividade para formas graves e para mortes, o que, nesse momento, é o que a gente mais se preocupa", contou.

"Esse é o objetivo principal, e todas estão cumprindo o seu papel. A escolha de recusar e adoecer não é só sua. Você vai fazer outros adoecerem também", complementou.