luto

Considerado um dos maiores artistas do Brasil, ator e diretor Paulo José morre aos 84 anos

Paulo José estava internado há 20 dias no Rio de Janeiro, mas antes já vinha afastado dos trabalhos na televisão

do Blog Social 1 Com informações de Romero Rafael
do Blog Social 1
Com informações de Romero Rafael
Publicado em 11/08/2021 às 20:26 | Atualizado em 15/02/2022 às 11:41
João Miguel Júnior/Globo
FOTO: João Miguel Júnior/Globo

O ator Paulo José, considerado um dos maiores artistas do Brasil, morreu nesta quarta-feira (11), aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Ele estava internado há 20 dias em um hospital no Rio de Janeiro. Por causa de complicações causadas pelo Mal de Parkinson, o ator e diretor já estava afastado da televisão.

O último trabalho dele foi na novela "Em Família" (2014), de Manoel Carlos. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, Paulo José atuou em mais de 40 novelas, minisséries e programas de TV.

> Relembre a carreira de Paulo José na TV e no cinema

Trajetória de Paulo José

Paulo José Gómez de Souza nasceu em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul, em 20 de março de 1937. Teve o primeiro contato com o teatro ainda na escola, e depois no teatro amador, em Porto Alegre.

No início dos anos 60, Paulo José foi morar em São Paulo e começou a trabalhar no Teatro de Arena, onde exerceu diferentes funções. A primeira peça em que trabalhou como ator foi "Testamento de um Cangaceiro", de Chico de Assis, em 1961.

> Ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco morre aos 73 anos

> Morre Orlando Drummond, famoso por dublar 'Scooby-Doo' e interpretar 'Seu Peru'

Na TV Globo, onde permaneceu até o fim, Paulo José estreou na novela "Véu de Noiva", de Janete Clair, em 1969.

E seu primeiro grande personagem foi o mecânico-inventor Shazan, que formava uma dupla bem humorada com Xerife, personagem de Flávio Migliaccio, na novela "O Primeiro Amor" (1972), de Walther Negrão. Fez tanto sucesso que derivou no seriado "Shazan, Xerife e Cia.’", entre 1972 e 1974.