Esporotricose

Cresce o número de casos de doença que atinge animais e humanos

Entre 2016 e 2017 foi registrado um aumento de 262% nos casos de pessoas infectadas pela esporotricose. O surto da doença tem deixado as autoridades de saúde em alerta

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/09/2018 às 13:41 | Atualizado em 09/03/2022 às 10:02
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nos últimos dois anos, o número de pessoas infectadas pela esporotricose cresceu mais de 200%. A situação é bastante preocupante e por esse motivo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) organizou um seminário para orientar os profissionais da área.

O que é esporotricose?

A esporotricose é uma doença provocada por um fungo, que ataca principalmente os gatos, mas pode ser  transmitida aos humanos. Além de causar feridas na pele, a infecção pode se espalhar para o pulmão, intestino e outros tecidos.

Existe tratamento e cura para a esporotricose, mas em alguns casos a infeccção pode ser fatal.

>> PE começa a notificar casos da esporotricose, micose causada por fungo

Balanço

O surto da esporotricose tem deixado as autoridades de saúde em alerta desde o início do ano. De 2016 para 2017, houve um aumento de 262% no número de pessoas contaminadas pela doença. No caso de animais, o crescimento foi de 214%. Em Pernambuco, os municípios mais infectados são Olinda, Camaragibe, Igarassu e Paulista.

Os gatos de rua são mais sujeitos a se contaminar pelo fungo, presente na natureza em solos, madeiras e lugares quentes e úmidos. Segundo o presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, o surto é uma questão de saúde pública, e a culpa não é dos gatos.

Confira a matéria: