
Nos últimos dois anos, o número de pessoas infectadas pela esporotricose cresceu mais de 200%. A situação é bastante preocupante e por esse motivo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) organizou um seminário para orientar os profissionais da área.
O que é esporotricose?
A esporotricose é uma doença provocada por um fungo, que ataca principalmente os gatos, mas pode ser transmitida aos humanos. Além de causar feridas na pele, a infecção pode se espalhar para o pulmão, intestino e outros tecidos.
Existe tratamento e cura para a esporotricose, mas em alguns casos a infeccção pode ser fatal.
>> PE começa a notificar casos da esporotricose, micose causada por fungo
Balanço
O surto da esporotricose tem deixado as autoridades de saúde em alerta desde o início do ano. De 2016 para 2017, houve um aumento de 262% no número de pessoas contaminadas pela doença. No caso de animais, o crescimento foi de 214%. Em Pernambuco, os municípios mais infectados são Olinda, Camaragibe, Igarassu e Paulista.
Os gatos de rua são mais sujeitos a se contaminar pelo fungo, presente na natureza em solos, madeiras e lugares quentes e úmidos. Segundo o presidente do CRMV-PE, Marcelo Teixeira, o surto é uma questão de saúde pública, e a culpa não é dos gatos.
Confira a matéria: