Polícia

Mais de 11 mil veículos são roubados em 2018

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 23/10/2018 às 10:00

-Reprodução/TV Jornal

Mais de 11 mil veículos foram roubados de janeiro a setembro deste ano, em Pernambuco. O número é um pouco menor do que o registrado no ano passado, mas ainda assusta muitos trabalhadores. A maestrina Maria de Lourdes Nóbrega foi uma das pessoas afetadas por esse problema.

Ela procurou o Depatri para solicitar imagens das câmeras de segurança do Centro do Recife para ver se encontrava o autor do roubo de seu carro. “Eu deixei o carro estacionado, às 14h da quinta-feira (18), no Parque Treze de Maio. Fui ao escritório trabalhar, como sempre faço durante a semana. Quando voltei, às 21h, o carro não estava mais no local. Foi um susto”, explica.

De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, nos primeiros nove meses do ano, o número de veículos roubados chegou a 11.995. Mesmo havendo uma redução, em comparação ao ano passado, o delegado Paulo Berenguer afirma que é preciso reconhecer o alto índice. “Temos que ter a humildade de reconhecer que esses números são altos. No entanto, não é por falta de empenho dos atores da segurança pública. Eles estão trabalhando para reduzir esse tipo de crime”, explica.

Policiamento

Nesse mesmo período do ano, a polícia também tem trabalhado para recuperar os veículos roubados, e o índice tem aumentado. Saiu de 38%, em 2017, e 50,33%, em 2018. Segundo a polícia, a redução no número de roubos e furtos tem relação também com os preços dos seguros de automóvel, que este ano já apresentam estabilidade e, em muitos casos, uma redução significativa nas taxas. Mesmo em zonas diferentes, o Sindicato dos Corretores de Seguro afirma que a capital pernambucana tem praticamente os mesmos preço para o serviço.