Saúde

Taquaritinga do Norte recebe reforço no combate ao sarampo

Dos 13 casos confirmados da doença em Pernambuco, 5 foram registrados no município. A morte de um bebê por sarampo foi confirmada na segunda-feira (2)

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, vai receber reforço no combate ao sarampo. A maior parte dos casos confirmados em Pernambuco foi no município, onde também foi confirmada a primeira morte provocada pela doença.

Diante da situação, o prefeito, Ivanildo Mestre, viajou até o Recife para conversar com o governador do Estado, Paulo Câmara. Entre as ações acertadas, pelo menos 10 mil vacinas de tríplice viral serão disponibilizadas para imunizar a população da cidade.

"Não vai ficar só nas 10 mil, vão ser mais de 20 mil. Queremos dar tranquilidade ao nosso povo", afirmou o prefeito.

>> Pernambuco é o terceiro estado com mais casos de sarampo no Brasil

>>>Veja calendário de unidades de saúde com horário estendido em setembro

Confira a reportagem

Morte de bebê

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nessa segunda-feira (2), a morte por sarampo de um bebê de sete meses, no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Ainda de acordo com o órgão, o número de pessoas com a doença subiu para 13. Até a última sexta-feira (30), 395 casos suspeitos foram notificados, 86 foram descartados e 296 estão em investigação.

Casos de sarampo

Dos 13 casos de sarampo confirmados em Pernambuco, cinco foram registrados no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado.

Doses

De acordo com o prefeito de Taquaritinga do Norte, 10 mil doses devem chegar à cidade nesta quarta-feira (4). No sábado (7), os postos de saúde vão estar abertos para vacinar a população.

Imunização

  • A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:
  • Crianças entre 6 meses e 11 meses devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante ressaltar que essas crianças precisarão seguir o esquema normal de imunização a partir dos 12 meses.
  • Indivíduos de 1 ano a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral
  • Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral
  • Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.