SOLIDARIEDADE

Hemope inicia campanha de doação de sangue no período de carnaval

A ação é uma parceria entre o Hemope e a organização do Galo da Madrugada.

Divulgação/Hemope
FOTO: Divulgação/Hemope

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) começou a Campanha "Sangue Bom" para convocar foliões para doar sangue, principalmente para o período de Carnaval. A ação teve início no último fim de semana, na sede do Hemocentro, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

>> Dia do Doador de Sangue: tire dúvidas sobre doação

>> Cinegrafista da TV Jornal precisa de doação de sangue; veja como doar

O ato é uma parceria entre o Hemope e a organização do Galo da Madrugada. Durante todos os dias de Carnaval, o Hemocentro vai receber doadores, das 7h às 18h30.

Quem pode doar

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores, entre 16 e 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis. Pessoas entre 60 e 69 anos só poderão doar se já tiverem feito isso antes dos 60 anos.

Para doar sangue, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos, e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas, nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima de doações por ano é quatro vezes para o homem e três para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.