UOL - O melhor conteúdo
Zona Oeste

Casarão abandonado preocupa moradores e comerciantes na Várzea

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/07/2016 às 14:00

-Reprodução/TV Jornal

Um casarão, que abrigou nas décadas de 50 e 60 o primeiro hospital odontológico da América do Sul, está abandonado no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Classificado em 2015 como um Imóvel Especial de Preservação (IEP), o local está tomado pelo mato, lixo, sem o telhado e com diversas rachaduras.

Os comerciantes que trabalham ao redor afirmam que a Prefeitura do Recife já prometeu que faria a revitalização do prédio e que um mercado público seria construído em um terreno ao lado, mas até agora nada saiu do papel. “Essa história eles já falam há 30 anos e a gente fica desanimado. Só promessa”, afirma o comerciante Ramos Marcelino.

Na tentativa de amenizar o problema, os moradores do bairro criaram o movimento “Salve o Casarão da Várzea”, para realizar tarefas de cuidado com o espaço. “Nossa ideia é movimentar ele e manter limpo, para chamar a atenção das autoridades”, conta o comunicador social, André Gusmão.

Por meio de nota, o Gabinete de Projetos Especiais do Recife informou, que o processo de licitação para a construção do pátio da feira foi concluído, mas que ainda não há prazo para iniciar os serviços de restauração do imóvel, classificado como especial de preservação pela Prefeitura do Recife. Já a Emlurb disse que já recolheu os entulhos do local.