Saúde

Câncer de fígado e pâncreas: diagnóstico precoce pode salvar a vida

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/08/2018 às 19:35

-Foto: Pixabay

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) prevê que 600 mil novos casos de câncer devem ser diagnosticados no Brasil este ano, e mais 600 mil no ano que vem. Mas, segundo a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho Mendes, dos casos de câncer, cerca de 30% são considerados evitáveis.

Além dos tipos de câncer que podem ter sua incidência reduzida por hábitos saudáveis, há também aqueles que dependem do avanço de políticas públicas, como a ampliação do saneamento básico nas regiões Norte e Nordeste.

Câncer de fígado

A falta de informação também pode agravar a situação. Em uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia, em parceria com a Bayer e o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), mostra que as pessoas que vivem na capital pernambucana também sabem pouco sobre o câncer de fígado, o terceiro câncer que mais mata no mundo.

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia, em parceria com a Bayer e o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), mostra que as pessoas que vivem na capital pernambucana também sabem pouco sobre o câncer de fígado. O levantamento foi apresentado recentemente durante evento em São Paulo.

Além da baixa procura pelo assunto, os recifenses pesquisados mostraram conhecer pouco sobre os sintomas do câncer de fígado: apenas 26% disseram saber quais são e citaram a perda de peso como o principal (49%), seguido pela azia grave, vômitos persistentes e indigestão como a segunda opção mais escolhida (14%), assim como a barriga grande e muito apetite (14%).

"A partir do momento que o paciente apresentar um sintoma e ele persiste, como o paciente continua perdendo peso, com olhos amarelados, dor abdominal, que não tem uma causa especifica pra isso, e isso por si só deve ser motivação para procurar um posto de saúde mais próximo para fazer um investigação adequada e quem sabe diagnosticar um possível câncer que pode estar por trás dos sintomas.", disse o oncologista Eduardo Inojosa.

Câncer de pâncreas

"O câncer de pâncreas, apesar de não ser uma doença comum, é uma doença extremamente agressiva, assim como o câncer de fígado, e infelizmente a maioria dos pacientes já são diagnosticados com numa fase já avançada da doença", concluiu o médico.

Atualmente, o câncer do pâncreas é um dos tipos mais comuns da doença entre os brasileiros, ocupando o 4º lugar em incidência entre as mulheres e o 5º para os homens. Esse cenário, porém, fica ainda mais desafiador: a maioria dos casos é detectada já em estágio avançado e o principal motivo são os sintomas da doença, que podem ser facilmente confundidos com os de outras condições mais brandas. Por causa disso, a taxa de mortalidade deste tipo de câncer é considerada alta.

Confira: