Copa do Nordeste

Fortaleza conquista título inédito da Copa do Nordeste

O Tricolor do Pici venceu os dois jogos diante do Botafogo-PB por 1 a 0 e se sagrou campeão do Nordeste pela primeira vez

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 29/05/2019 às 22:33
Davi Saboya/Jornal do Commercio
FOTO: Davi Saboya/Jornal do Commercio

O Nordeste tem um novo campeão! O Fortaleza é o nono campeão regional e se junta a Vitória, Bahia, Sport, América-RN, Campinense, Ceará, Sampaio Corrêa e Santa Cruz no hall de vencedores. Com um lá e lô, o Leão do Pici ganhou do Botafogo-PB e leva a orelhuda para casa. Na noite desta quarta-feira (29), dentro do estádio Almeidão, em João Pessoa, a equipe venceu por 1x0, somado ao mesmo placar dentro da Arena Castelão. Wellington Paulista, mais uma vez, marcou.

Durante a transmissão da partida pela TV Jornal, a hashtag #CopadoNordesteNoSBT figurou nos trend topics, tópicos mais comentados, do Twitter no Brasil e liderou a lista no Recife. Com bastante interação, os telespectadores puderam não só assistir, mas também participar desta grande decisão. Além da premiação de R$ 1 milhão para o campeão, o Fortaleza vai direto para as oitavas de final da Copa do Brasil 2020.

Confira

O jogo

A decisão começou com um gol instantâneo. Em três minutos o Fortaleza abriu o placar fora de casa e ampliou sua vantagem no agregado. O tricolor chegou com Romarinho tentando cruzar na área. A bola bateu na marcação e Felipe Alves chegou para tentar afastar, mas não conseguiu desarmar e em seguida Lula falhou. Wellington Paulista, livre perto da pequena área, mandou para o gol.

Passaram-se mais três minutos o Belo teve sua primeira oportunidade de diminuir a desvantagem no agregado. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Marcos Vinícius, sozinho na direita. O jogador não alcançou bem e a bola ficou com o goleiro Boeck. A outra chance clara foi aos 29. Agora, Marcos Vinícius cruzou e Lula cabeceou para fora. O terceiro desperdício do Botafogo-PB no primeiro tempo foi aos 32 minutos. Marcos Aurélio finalizou firme e Boeck fez uma boa defesa, espalmando.

Logo na volta do intervalo, com poucos segundos no relógio, o mandante teve outra boa chegada na área. Lula cabeceou, Boeck defendeu e Marcos Vinícius tentou no rebote, com o goleiro mais uma vez salvando. Porém, o segundo jogador alvinegro a finalizar estava em posição irregular. Depois, aos 9, o cabeceio de Fábio Alves passou rente à trave esquerda.

O Belo apresentava mais chegadas ao campo adversário. Porém, a eficiência não estava junto ao time paraibano. Aos 25, Enercino tentou voleio. A bola sobrou para Dico, que chutou firme e Marcelo Boeck fez outra grande defesa. Assim, sobrou para o Leão do Pici ampliar, aos 29. Mas, em baixo do gol, Marcinho chutou por cima.

E mesmo com algumas chances lá e cá, sem efetividade por nenhum dos dois, o jogo acabou com o placar de 1x0, aberto ainda no comecinho do primeiro tempo. Com o agregado de 2x0, o Fortaleza leva a orelhuda.

Ficha da partida

Botafogo-PB: Saulo; Israel, Fábio Alves, Lula e Fábio Alves; Wellington César, Rogério (Dico), Marcos Vinícius e Marcos Aurélio (Enercino); Clayton e Nando. Técnico: Evaristo Piza

Fortaleza: Boeck; Tinga, Quintero, Roger e Carlinhos; Felipe e Araruna; Romarinho (Marlon), Osvaldo (Marcinho), Wellington Paulista (Dodô) e Júnior Santos. Técnico: Rogério Ceni

Copa do Nordeste 2019 (final - volta) Local: estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN) Auxiliares: Jean Márcio dos Santos e Vinícius Melo de Lima (ambos do Rio Grande do Norte) Gol: Wellingon Paulista, aos 3' do 1T (F) Cartões amarelos: Rogério, Marcos Aurélio, Enercino, Saulo, Israel e Marcos Vinícius (B); Araruna, Carlinhos e Júnior Santos (F)