Fenômeno

Confira onde observar o eclipse lunar nesta terça-feira

O eclipse lunar ocorre quando a lua fica encoberta pela sombra da Terra

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/07/2019 às 11:35
Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil
FOTO: Foto: Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

Na noite desta terça-feira (16), acontece um eclipse lunar, que poderá ser visto em todo o Brasil. No Recife, haverá um ponto de observação no Parque Dona Lindu em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Lá, o fenômeno poderá ser visto com telescópios e lunetas. O mesmo será possível no Observatório da Sé, em Olinda, na Região Metropolitana.

>> Eclipse solar poderá ser observado hoje na América do Sul

>> Recife é melhor capital para assistir ao maior eclipse lunar do século

O eclipse

O eclipse lunar acontece quando a Lua fica encoberta pela sombra da Terra. Parte do satélite ficará por um tempo na penumbra, com diminuição do brilho, devido ao bloqueio de parte da iluminação solar. Já a coloração avermelhada surgirá na região chamada de “umbra”, quando a luz emitida pelo sol fica alinhada com a terra.

A lua nascerá às 17h51, nesta terça (16). O eclipse vai durar cinco horas e 33 minutos. O ápice do fenômeno, na cidade do Recife, está marcado para as 18h31.

Programação para observar

O grupo de astronomia de Pernambuco “Astro-PE” estará com equipamentos no Parque Dona Lindu, no final da tarde. Na programação, consta também uma roda de conversa com curiosidades sobre o universo.

Já o Observatório da Sé vai ficar aberto à visitação até às 21h desta terça-feira. Segundo o coordenador do espaço, Cleiton Batista, as pessoas poderão fotografar o eclipse lunar.

Eclipse solar

No início do mês, parte da América do Sul e do Oceano Pacífico puderam observar outro fenômenos da astronomia: o eclipse total do Sol. O fenômeno ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a luz solar em uma faixa terrestre.