Em função do vazamento de óleo que voltou a atingir Pernambuco, nos últimos dias, e já alcançou quase 200 praias do Nordeste, a Prefeitura do Recife mobilizou profissionais da Emlurb e da Defesa Civil para atuar na limpeza das praias da cidade, caso o óleo chegue ao litoral recifense. No município vizinha, em Olinda, a prefeitura colocou drones para monitorar possíveis focos de óleo.
Limpeza
Além dos profissionais da Emlurb e da Defesa Civil, a Prefeitura utilizará a plataforma de voluntariado Transforma Recife, para convidar a sociedade civil para apoiar na possível operação de limpeza.
A Prefeitura do Recife se junta à Sala de Situação do Governo do Estado e aguarda ainda ações efetivas do Governo Federal para sanar definitivamente essa crise ambiental, que pode ter efeitos ainda desconhecidos, não só ambientais, mas para o Turismo de toda a região, importante cadeia geradora de renda para nossa população.
Drones em Olinda
A Secretaria de Segurança Urbana de Olinda iniciou nesta sexta-feira (18), o monitoramento dos 8 km da orla da cidade com a utilização de dois drones. O objetivo é identificar o possível surgimento de manchas de óleo ou derivados nas praias do município. Os drones auxiliam na fiscalização das praias de Del Chifre, Bairro Novo e Casa Caiada e durará o tempo necessário até a dissipação da substância.
>>>São José da Coroa Grande decreta estado de emergência, por causa das manchas de óleo<<<
>>>Bióloga sugere suspensão de atividades de lazer em praias atingidas por manchas de óleo<<<
O trabalho está sendo executado por membros da Guarda Municipal. O serviço será desenvolvido, principalmente, nos fins de semana. A proposta é ajudar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano com imagens e informações para adoção de medidas caso a costa olindense seja afetada pelo problema, que já atingiu inúmeras praias do Nordeste.