O Governo de Pernambuco, através Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), convocou neste sábado (19), para um mutirão de limpeza em pontos críticos das praias atingidas por óleo no Estado. O canal será feito através da plataforma Transforma Brasil, que vai coordenar o processo de inscrição e mobilização dos voluntários, além do encaminhamento para os devidos pontos de atuação.
Inscrição
Para participar, basta se inscrever no site da plataforma. No entanto a Semas faz um alerta ao alto poder de contaminação da substância encontrada no litoral pernambucano. É fundamental usar equipamentos de proteção individual, como luvas de PVC e botas de segurança ou outro calçado impermeável, além de máscaras, coletes, macacão e óculos de segurança.
- Paulo Câmara sobrevoa praias do litoral sul de Pernambuco atingidas por óleo
- Maracaípe é mais uma praia atingida pelas manchas de óleo
- Comitês de incidentes com óleo foram encerradas pelo Governo Bolsonaro
- Vídeo mostra mancha de óleo em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco
- Saiba quais são os itens de proteção necessários para retirar as manchas de óleo
Solidariedade
Pequenas porções de óleo invadiram as praias do Pontal do Cupe, Maracaípe e Pontal do Maracaípe, todas em Ipojuca, e cartões postais do Litoral Sul de Pernambuco. A substância foi encontrada em outras praias daquele município como Camboa, Toquinho, Merepe, Enseadinha, Cupe, Muro Alto e Serrambi. Até a tarde deste sábado (19), o óleo não tinha chegado a Porto de Galinhas.
O governador Paulo Câmara (PSB) sobrevoou, na manhã deste sábado, todas as praias atingidas pelo problema e criticou, mais uma vez, a omissão do governo federal no tratamento dessa questão. Anteontem, uma mancha enorme de óleo deixou um rastro preto na areia e no mar da Praia de Carneiros, em Tamandaré.
Nas praias de Ipojuca, a “invasão” das pequenas porções de óleo veio com a maré alta por volta das três horas da manhã deste sábado. Uma hora depois do óleo chegar às praias, uma multidão de voluntários formados por bugueiros, guias turísticos, moradores do local, turistas, funcionários de hoteis e até donos de pousadas começaram a retirar a substância misturada com a areia, numa ação concentrada nas praias Pontal do Cupe, Pontal do Maracaípe e Maracaípe.