Dicas

Após cadela sofrer ataque cardíaco, veja como proteger os animais dos fogos de artifício

Os animais tem um sistema auditivo mais sensível que os seres humanos

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 19/12/2019 às 16:45
Acervo/JC Imagem e Reprodução/Internet
FOTO: Acervo/JC Imagem e Reprodução/Internet

O Réveillon 2020 está chegando e com ele a famosa queima de fogos de artifícios. Para quem possui cachorro em casa o cuidado com o barulho é muito importante pois o ouvido dos animais é mais sensível do que o dos humanos. Cães de pequeno porte estão mais sujeitos a esse tipo de dano. Muitos cães se sentem aterrorizados com o barulho dos fogos e tentam fugir, o que pode causar acidentes, já que alguns acabam colidindo contra muros e paredes. Pensando nisso, confira algumas dicas para proteger seu cachorro.

>>>Cadela sofre ataque cardíaco, morre abraçada com o dono e comove internet<<<

>>>Vídeo: homem salva cachorro que caiu no canal de Jardim Fragoso, em Olinda<<<

Dicas

Prepare o seu cão para lidar com o ruído

Prepare o seu cão para lidar com o ruído, expondo o seu animal de estimação a outros sons. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que ele não esteja acostumado a ouvir, bem antes da temporada de fogos de artifício.

Prepare um cantinho para seus cães se esconderem

Quando estão com medo de sons que não podem orientar, os cães muitas vezes preferem pequenas áreas fechadas. Fornecer um lugar seguro dentro de casa para seus cães se esconderem. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o animal saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis.

Ligue a televisão ou o ventilador

As vezes o som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o barulho dos fogos lá fora.

Mantenha as janelas fechadas

Se possível, mantenha as janelas e cortinas fechadas. Isso também irá ajudar a parar os flashes de luz que afetam o seu animal de estimação. A remoção de estimulação visual também pode ajudar cães calmas.

Mantenha a calma

Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro. Lembre-se que os cães são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calma.

Evite deixar seu cachorro sozinho

Se possível, evite deixar seu cão sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício. A companhia dos donos geram mais confiança para animais domésticos, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.

Coloque algodão no ouvido do animal

Coloque um algodãozinho no ouvido do cachorro para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.

Olhe o portão da sua casa

Confira o portão da sua casa. Essa atitude é importante pois muitos cães, quando estão com medo no momento dos fogos, fogem.

Consulte um veterinário

Se o seu cão fica com medo exagerado de fogos e até passar mal, converse com o seu veterinário sobre o problema. Em casos extremos, o profissional responsável pode prescrever um tranquilizante para que o cachorro mantenha a calma.