
Em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (17), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que Pernambuco registrou o primeiro caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, ou seja, não foi possível identificar o transmissor da Covid-19. Trata-se de uma pessoa com 63 anos de idade, que está em isolamento domiciliar.
>>>Após confirmação de coronavírus, passageiros de navio atracado no Recife serão transportados
>>>Médico explica diferença entre gripe normal e coronavírus; veja vídeo
A pessoa viajou internamente pelo Brasil, para o Rio Grande do Sul, mas não foi ao exterior. Mesmo não apresentando critérios para testagem para coronavírus, ela passou pelo teste por iniciativa do próprio médico, o que não é ruim. Significa que ele teve “sensibilidade” para suspeitar logo e, dessa maneira, identificar precocemente a transmissão comunitária - ou sustentada.
- Após confirmação de coronavírus, passageiros de navio atracado no Recife serão transportados
- Médico explica diferença entre gripe normal e coronavírus; veja vídeo
- Número de casos de coronavírus confirmados no Brasil sobe para 290
- População do Grande Recife reclama de falta de água para prevenção do coronavírus
Além de Pernambuco, os outros Estados que confirmaram transmissão comunitária foram Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Coronavírus no Brasil
A atualização do Ministério da Saúde registrou 290 casos, contra 234 identificados. São Paulo segue liderando, com 164 casos. O Estado vem seguido do Rio de Janeiro (33), Distrito Federal (21), Pernambuco (19) e Rio Grande do Sul (10). Também possuem casos Santa Catarina e Minas Gerais (sete), Goiás e Paraná (seis), Ceará (cinco), Sergipe e Mato Grosso do Sul (quatro), Bahia (três) e Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espírito Santo (um).