Coronavírus

Covid-19: estudantes do programa Ganhe o Mundo retornam da Espanha por causa do coronavírus

Os 23 participantes do intercâmbio ficam em isolamento nos próximos sete dias

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 28/03/2020 às 16:39
Wellington Lima/Jc Imagem
FOTO: Wellington Lima/Jc Imagem

Neste sábado (28) um grupo de 23 estudantes do programa Ganhe o Mundo que estava na Espanha desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no recife.

Os jovens receberam orientações de profissionais da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação e Esportes sobre as medidas de prevenção do coronavírus, além do isolamento nos próximos sete dias.

A volta dos estudantes, que viajaram no último dia oito de fevereiro para o país europeu, se deu por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo levantamento do Ministério da Saúde espanhol feito neste sábado, a Espanha é o país com o segundo maior número de mortes pela Covid-19 no mundo, com 5.690 óbitos, ficando atrás apenas da Itália, com mais de 10 mil vítimas.

O avanço da pandemia levou ao cancelamento da viagem de 94 estudantes, que embarcariam em março para o exterior. Ainda há estudantes pernambucanos em cidades de nove países: Estados Unidos, Canadá, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Espanha, Colômbia e Inglaterra.

Retorno

A Secretaria de Educação e Esportes informou através de nota que os estudantes que estão no exterior são monitorados diariamente e que em relação ao retorno dos estudantes ao Brasil, o governo de Pernambuco avalia cada situação de forma individual.

Confira a nota na íntegra

Neste sábado (28), um grupo de vinte e três estudantes que estava na Espanha desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Na chegada, o grupo recebeu orientações de profissionais da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Educação e Esportes sobre as medidas de prevenção e outros cuidados, inclusive acerca do isolamento necessário pelos próximos 07 dias. Eles serão acompanhados.

A Secretaria de Educação e Esportes e o Programa Ganhe o Mundo, informa que estão monitorando diariamente os estudantes que estão no exterior, inclusive com o apoio das instituições internacionais que nos dão suporte durante o período de intercâmbio. A equipe do Programa Ganhe o Mundo está de prontidão para prestar informações para as famílias dos estudantes. Com relação ao retorno ao Brasil, o Governo informa que cada situação é avaliada individualmente.