tristreza

Empresário Ricardo Brennand morre, aos 92 anos, vítima do novo coronavírus

O engenheiro e empresário Ricardo Brennand estava internado na UTI do Real Hospital Português

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/04/2020 às 8:52
Chico Porto/Arquivo JC Imagem
FOTO: Chico Porto/Arquivo JC Imagem

O empresário Ricardo Brennand morreu, aos 92 anos, madrugada deste sábado (25), vítima do novo coronavírus, após uma semana internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Real Hospital Português, localizado na área central do Recife. Formado em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele era um dos maiores empresários de Pernambuco e fundador do instituto que leva seu nome. Ele deixa a esposa e sete filhos.

>>>A trajetória de Ricardo Brennand, de industrial a mecenas<<<

>>>Após morte de Ricardo Brennand por coronavírus, empresários e políticos lamentam perda<<<

>>>Prefeito do Recife decreta luto oficial de três dias devido à morte de Ricardo Brennand<<<

>>>Paróquia de São Pedro celebra duas missas em homenagem à Ricardo Brennand<<<

Mensagem de JCPM

O empresário João Carlos Paes Mendonça lamentou a morte de Ricardo Brennand. ''É uma perda imensa para todos. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Há menos de dois meses, ele me visitou na JCPM e pudemos conversar longamente sobre vários assuntos. Foi nosso último encontro. Era uma pessoa com quem tinha um relacionamento de amizade e admiração. Deixa um legado tanto no setor empresarial quanto cultural, através do Instituto que leva seu nome. Pensando na coletividade, batalhou o quanto pode para a criação do hospital do Instituto do Fígado, obra que, se Deus quiser, será concluída'', afirmou.

Instituto Ricardo Brennand

O Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, no Recife, possui mais de 77 mil metros quadrados e foi inaugurado em setembro de 2002. O local fica onde funcionou o engenho São João e é cercado pela Mata Atlântica.

O nome do instituto é uma homenagem ao tio homônimo do empresário, pai do artista plástico Francisco Brennand, de quem herdou o apreço pela arte. O espaço guarda um grande acervo de obras de artes, além de uma das maiores coleções de armas brancas do mundo. Confira o vídeo produzido pela TVJC, do Jornal do Commercio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.