Testagem

Coronavírus: municípios receberão 100 mil testes rápidos da Associação Municipalista de Pernambuco

Entidade espera entregar todos os testes aos municípios ainda esta semana

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 07/06/2020 às 19:03
Ministério da Saúde/Divulgação
FOTO: Ministério da Saúde/Divulgação

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), começou neste sábado (6) a distribuição de 100 mil testes rápidos de covid-19 para os municípios pernambucanos. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado e, tem como objetivo acelerar e aumentar a capacidade de testagens.

Os testes estão sendo encaminhados para as Gerências Regionais de Saúde. A primeira remessa, com 1960 testes, foi encaminhada ontem (6) para a região do Sertão do Pajeú. A ordem de recebimento dos municípios segue critério relacionado a quantidade de habitantes, por cidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Amupe pretende finalizar a distribuição total desses insumos para as demais regiões ainda nesta semana.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.