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Não consegue tirar a carteira de identidade para obter o auxílio de R$ 600? Saiba o motivo e como resolver

Para solicitar a carteira de identidade é possível optar direto pelo atendimento presencial ou agendar um horário

Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Muitas pessoas estão tendo problemas para tirar a segunda via da carteira de identidade no Recife. Pela internet, a reclamação é que o serviço não funciona direito. Já quem vai ao Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) afirmou que também encontra dificuldades para ser atendido. Além disso, nesta quarta-feira (08), teve gente que não conseguiu retirar o auxílio emergencial porque está sem o documento.

Como agendar?

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), informou que está realizando agendamentos para a emissão de Carteiras de Identidade por meio do site e afirmou que todas as unidades do Expresso Cidadão permanecem fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

O agendamento online para retirar a carteira de identidade já está disponível no site do Instituro Tavares Buril (IITB)
O agendamento online para retirar a carteira de identidade já está disponível no site do Instituro Tavares Buril (IITB)
Reprodução/Internet

O que fazer para conseguir a vaga?

A Secretaria de Administração informou que o Governo de Pernambuco está concluindo o plano de retomada dos serviços públicos presenciais e que, dessa forma, o retorno das unidades do Expresso Cidadão vai ser anunciado nos próximos dias.

Sobre a denúncia de que o site do Instituto de Identificação Tavares Buril não está funcionando para o agendamento, a assessoria do órgão afirmou que as vagas no site são abertas diariamente, a partir das 08h, quando as 54 vagas são preenchidas, o agendamento é fechado e só reabre no dia seguinte.

Quais os documentos?

O cidadão pode solicitar a carteira de identidade indo diretamente para o atendimento presencial ou pode agendar um horário antes.

Instituto de Identificação Tavares Buril

Para atendimento nos postos conveniados ao IITB não é necessário agendar um atendimento.

  • Consulte no portal PE cidadão o endereço, telefone e horário de funcionamento dos
    postos que realizam atendimento presencial.
  • Bem como, toda documentação necessária para solicitar a carteira de identidade.
    Caso opte pelo atendimento presencial siga as orientações abaixo:
  • Emita a guia do DAE Para solicitação de 2ª via da carteira de identidade e realize o pagamento.
  • Compareça a um posto conveniado ao IITB mais próximo de sua residência e solicite o atendimento.

Observação: O documento de arrecadação estadual (DAE) poderá ser pago na rede bancária (agência ou internet), e deve ser levado juntamente com o comprovante do pagamento, ambos devidamente impressos, no dia do atendimento.

Expresso Cidadão

Para atendimento nos postos Expresso Cidadão é necessário agendar um atendimento. Portanto, é preciso seguir as orientações abaixo:

  • Acesse o portal PE Cidadão para selecionar o serviço desejado e insira seus dados;
  • Caso opte pela opção de 2ª via da carteira de identidade, o DAE será emitido e deverá ser pago para prosseguir com o agendamento.
  • Atenção: após compensação do DAE retorne ao portal PE cidadão para preenchimento da sua vaga de agendamento.
  • Acesse o portal Pe Cidadão clicando aqui.

Observação: O documento de arrecadação estadual (DAE) poderá ser pago na rede bancária (agência ou internet), e deve ser levado juntamente com o comprovante do pagamento, ambos devidamente impressos, no dia do atendimento.