COVID-19

Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia do coronavírus

Segundo dados da Secretaria de Saúde da cidade, houve redução de adoecimento de 95,7% e de 88,4% nos óbitos

Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia do coronavírus

Segundo dados da Secretaria de Saúde da cidade, houve redução de adoecimento de 95,7% e de 88,4% nos óbitos - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A cidade do Recife registra dois meses de queda nos indicadores da pandemia do novo coronavírus. Desde meados de maio, os números de casos e óbitos vêm caindo e se estabilizando em baixa. No anúncio feito pelo prefeito Geraldo Julio nesta sexta-feira (17), o gestor destacou a importância de a população não relaxar no respeito aos novos protocolos do plano de convivência para evitar uma segunda onda de casos.

“Completamos 60 dias de uma redução sólida e consistente da covid-19 no Recife. Quero agradecer a todos, mas também lembrar que o grande desafio dos recifenses agora é não deixar vir uma segunda onda, pra gente não precisar fechar tudo que foi aberto nos últimos dias. Essas conquistas todas são fruto do trabalho de todo mundo junto e, enquanto não tiver uma vacina, vamos estar sempre correndo riscos e avaliando. A melhor forma da gente manter todas essas conquistas é fazendo a prevenção. É isso que diminui o risco de uma segunda onda”, afirmou Geraldo.

Dados

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, no fim de abril, a média móvel de novos casos de síndrome respiratória por covid-19 era de 285 novos casos por dia e, até a última quarta (15), essa média de novos casos diários é de 12, com uma redução de adoecimento de 95,7%. Da mesma forma, a média de óbitos por covid, por data de morte, era 45 casos por dia no início de maio e, até o dia 15, a média móvel estava em cinco mortes por dia, o que representa uma redução de 88,4% nesse período.

Grupo de risco

O gestor destacou que as pessoas que fazem parte do grupo de risco para a covid-19 devem tentar permanecer em isolamento social e, os demais, devem continuar evitando sair de casa sem necessidade, redobrar o cuidado com a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel; sempre usar máscara e tentar manter a distância entre as pessoas.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • - Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • - Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • - Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • - Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • - Ficar em casa quando estiver doente.
  • - Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • - Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • - Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • - Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.