
O Ministério da Saúde lançou nessa quinta-feira (30), uma atualização para o aplicativo Coronavírus SUS que poderá rastrear e alertar sobre a proximidade e o contato com pessoas infectadas pela covid-19.
A tecnologia, chamada API Exposure Notification, já é usada em outros países, como Alemanha, Itália e Uruguai, e só será ativada caso o usuário habilite a função “notificação de exposição” nas configurações do aplicativo.
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas que estiverem geolocalizadas em um perímetro próximo de outras pessoas que informaram estar infectadas pelo novo coronavírus receberão um alerta. O sistema não identifica o doente, apenas avisa da proximidade de alguém que, voluntariamente, informou estar com diagnóstico positivo para a doença nos últimos 14 dias.
- Pernambuco totaliza mais de 95 mil casos e mais de 6 mil mortes pelo coronavírus
- Apenas 1 em cada 3 profissionais de saúde foi testado para coronavírus
- Ministério Público do Trabalho de Pernambuco ultrapassa mil denúncias referente ao coronavírus
- Michelle Bolsonaro testa positivo para o coronavírus
- Apesar do coronavírus, pessoas se aglomeram na Feira da Sulanca, em Caruaru
- Home office foi adotado por 46% das empresas durante pandemia do coronavírus, afirma pesquisa
- Coronavírus: Mais quatro centros vão iniciar testes com vacina chinesa no Brasil
- Vacina contra coronavírus pode estar disponível em janeiro, diz Doria
Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico positivo. Segundo o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.”
O Ministério da Saúde informa que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem o aplicativo instalado nos celulares, e espera que haja um aumento no uso de 30% após a implementação da novidade.
Aplicativo
O aplicativo Coronavírus - SUS está disponível para as plataformas Android - na Google Play e para iOS, na App Store.