auxílio

Auxílio Emergencial: Prazo para contestar cancelamento da extensão está acabando

Os beneficiários que tiveram a extensão do Auxílio Emergencial cancelada e não concordam com o motivo que determinou o cancelamento podem contestar

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 30/10/2020 às 10:32 | Atualizado em 20/03/2023 às 11:50
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Os beneficiários que tiveram a extensão do Auxílio Emergencial cancelada e não concordam com o motivo que determinou o cancelamento, podem entrar com o pedido de contestação, desde sábado (24).

A solicitação deve ser feita por meio do site da Dataprev pelo próprio beneficiário. O prazo para as contestações será encerrado no dia 2 de novembro de 2020. 

Conforme prevê a Medida Provisória nº 1.000, que criou a extensão do Auxílio Emergencial para aqueles que já recebiam o benefício, todo mês deve haver reavaliação dos critérios de emprego formal, recebimento de benefícios assistenciais ou previdenciários, e falecimento do beneficiário.

Dessa forma, quando forem identificadas essas situações pelo Ministério da Cidadania, os benefícios são cancelados. 

Como contestar extensão do auxílio emergencial cancelada

Para realizar o pedido de contestação não é necessário se dirigir a nenhuma agência da Caixa, lotérica ou posto de atendimento do Cadastro Único.

As solicitações, feitas exclusivamente pelo site, serão acatadas, desde que o motivo do cancelamento permita sua contestação e que os trabalhadores cumpram todos os requisitos para recebimento do auxílio emergencial.

Após a reanálise dos dados, caso a contestação seja aprovada, a extensão do Auxílio Emergencial será concedida no mês subsequente ao pedido de contestação, sendo também paga de forma retroativa a parcela que foi cancelada. 

Motivos para cancelamento da extensão do Auxílio Emergencial

Veja na tabela abaixo as mensagens que aparecem no aplicativo e o motivo para o cancelamento da extensão do Auxílio Emergencial: