Eleições 2020

TRE-PE orienta eleitores sobre instabilidade e erro no e-Título

Tribunal tem recebido reclamações de instabilidade e erro por causa de alto número de acessos do aplicativo pelo celular; saiba o que fazer

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 15/11/2020 às 13:33
Divulgação
FOTO: Divulgação

Muitos eleitores têm reclamado de instabilidade e erro ao tentar acessar o aplicativo do e-Título neste domingo (15) de eleições. O app apresenta os dados dos eleitores, como zona e seção de votação, além de servir para justificar o voto. Porém, a grande quantidade de acessos gerou instabilidade.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel, orienta quem está com problemas para usar o aplicativo no celular.

Leia também: Sabe onde vai votar? Veja como consultar se houve mudança no local de votação

Treze candidatos foram presos neste domingo de eleições, diz TSE

Veja como denunciar irregularidades nas eleições 2020

Sabe onde vai votar? Veja como consultar se houve mudança no local de votação

“Com relação ao e-título, a gente está enfrentando um volume de acessos muito grande em todo o país, inclusive de eleitores que estão fora do país também. A gente pede que o eleitor tente mais tarde, caso queira continuar utilizando. Isso se deve também a muitos eleitores estarem fazendo a justificativa pelo celular, mas a gente tem canais alternativos para poder ajudar o eleitor. Então o eleitor pode acessar a página do TRE de Pernambuco, www.tre-pe.jus.br. Lá, ele vai ter informação de onde votar, pode acessar nossa atendente virtual Julia, que também fornece uma série de informações, e também a gente tem um número, o 3194-9400, que também ajuda nos locais de votação, onde votar”, disse.

Como justificar o voto

Quem não puder votar, George orienta que é possível justificar o voto para além do app e do dia de hoje. “Para aqueles que querem fazer hoje de todo jeito, eles podem se dirigir às nossas mesas receptoras de justificativas, que estão disponíveis no site, com os locais onde elas funcionam, ou numa seção eleitoral. Para aqueles que não conseguirem fazer hoje, não fiquem estressados: a partir de amanhã vai estar disponível, também no e-Título, a possibilidade de justificar e o eleitor tem 60 dias para efetuar essa justificativa”, esclareceu.

Downloads “de última hora” deixaram e-Título instável, diz Barroso

Em entrevista coletiva na tarde deste domingo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso pediu desculpas pela instabilidade no e-Título, mas disse que o problema é causado porque muitos eleitores deixaram para baixar o aplicativo de celular em cima da hora.

“Peço desculpas por não termos uma capacidade maior, nós nos defendemos dizendo nós pedimos para as pessoas baixarem o aplicativo com antecedência. Todo mundo baixando no último dia, tem esse problema”, disse Barroso.

O ministro disse que, apesar da sobrecarga, o aplicativo “está funcionando adequadamente”. Ele pediu que as pessoas “insistam um pouquinho".