Polêmica

''No Brasil, não existe racismo'', diz HAMILTON MOURÃO sobre morte de homem negro no CARREFOUR

João Alberto Silveira Freitas morreu após ser espancado em um supermercado da rede Carrefour, e a declaração de Hamilton Mourão gerou revolta nas redes sociais

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 20/11/2020 às 18:15 | Atualizado em 28/03/2023 às 7:22
Valter Campanato/Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

Ao ser perguntado sobre a morte de um homem negro em um uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que ''no Brasil, não existe racismo''.

A declaração, nesta sexta-feira (20), justamente no Dia da Consciência Negra, aumentou a polêmica nas redes sociais e sucedeu a morte de João Alberto Silveira Freitas.

"Lamentável, né? Lamentável isso aí. Isso é lamentável. Em princípio, é segurança totalmente despreparada para a atividade que ele tem que fazer", disse o vice-presidente do Brasil.

"Para mim, no Brasil, não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui", afirmou Hamilton Mourão.

Em seguida, ao ser perguntado sobre a declaração acima, o vice-presidente da República reforçou o argumento de que o Brasil é um país com desigualdade social e sem racismo.

''Não, eu digo para você com toda a tranquilidade: não tem racismo aqui", repetiu.

Relembre o caso

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul segue com a investigação da morte de João Alberto Silveira Freitas, que foi espancado e morto por dois homens.

De acordo com o repórter Lucas Abati, do SBT RS, a delegada Roberta Bertoldo confirmou que outros seguranças do Carrefour impediram o socorro à vítima.

Em entrevista à emissora gaúcha, uma testemunha havia revelado que tentou ajudar, mas foi impedido.

Nota do Carrefour na íntegra

O Carrefour informa que adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão.

O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário.

O Carrefour lamenta profundamente o caso. Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente.

Para nós, nenhum tipo de violência e intolerância é admissível, e não aceitamos que situações como estas aconteçam.

Estamos profundamente consternados com tudo que aconteceu e acompanharemos os desdobramentos do caso, oferecendo todo suporte para as autoridades locais.