
A assessoria informou que o Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, apresenta sintomas leves
Jailson Correia, médico e secretário de Saúde do Recife, questiona uso da cloroquina contra o coronavírus - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
A Secretária de Saúde do Recife confirmou, nesta terça-feira (01), que o secretário da pasta, Jailson Correia, testou positivo para a covid-19. De acordo com a assessoria de imprensa, o gestor está com sintomas leves. Ele se encontra em isolamento social e cumpre a quarentena, que é a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com 49 anos, Jailson Correia é formado em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE), tem especialização em pediatria, mestrado e doutorado (PhD) pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que "a população deve continuar seguindo as orientações sanitárias para controle da pandemia, como a higiene das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, e distanciamento social".
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
A lei 18.761/2020, assinada pelo prefeito Geraldo Júlio, deve começar a valer nos ônibus do Recife em 3 de dezembro
Os moradores de Criciúma, em Santa Catarina, viveram uma madrugada de terror
Cantor e compositor Genival Lacerda, de 89 anos, deu entrada em um hospital particular do Recife