
Os usuários precisam tomar cuidados ao utilizar os QR Codes, atualmente presentes nos processos eletrônicos de pagamentos ou obtenção de informações
Ao acessar QR Code falso, usuário pode ter dados roubados - Foto: Ana Cristina Campos/Agência Brasil
Agência Brasil
Os usuários deverão tomar alguns cuidados ao utilizar os QR Codes, atualmente presentes nos processos eletrônicos de pagamentos ou obtenção de informações de forma ágil, alertam especialistas.
Criminosos estão se aproveitando para aplicar golpes por meio da substituição dos QR Codes dos estabelecimentos por códigos fraudulentos.
Assim, ao apontar a câmera do dispositivo para a leitura, o usuário é redirecionado para um endereço com pragas virtuais, que infectam o celular ou tablet.
"Ao acessar um QR Code falso, o usuário poderá ter seus dados roubados, possibilitando que os criminosos apliquem vários golpes, como o da fraude de identidade", disse Marcio D’Avilla, especialista em segurança digital da empresa Certisign, certificadora digital.
Com os devidos cuidados, D’Avilla ressaltou que o QR Code é uma ferramenta importante para agilizar o dia a dia dos clientes e empresas. "Sem dúvida, é uma tecnologia segura, quando usada com os devidos cuidados. Tanto que ele é utilizado por instituições bancárias como segundo fator de autenticação e como forma de pagamento", finalizou.
Cerca de 30 beneficiários do auxílio emergencial foram vítimas da organização criminosa
Os golpistas enviam links falsos para os usuários pedindo para eles cadastrarem o Pix. A pessoa que acessar esse link corre o risco de sofrer vários golpes financeiros
Número de tentativas de golpes subiu para 60% nesse período da quarentena. A Polícia Federal alerta para os cuidados que podem ser tomados