
Prefeito ressaltou que a vacina é a única alternativa efetiva para vencer a pandemia
João Campos (PSB) tem 27 anos, prefeito mais jovem do Recife - Foto: Tião Siqueira/JC Imagem
Com informações do JC Online
O prefeito João Campos criou o comitê municipal de vacinação contra a covid-19 antes de tomar posse do mandato, e já se articula com especialistas, autoridades e laboratórios para colocar em prática o plano operacional de imunização contra a infecção pelo novo coronavírus.
O saldo da doença já é de 2.697 mortes na capital pernambucana. O prefeito ressaltou, nesta terça-feira (5), que a vacina é a única alternativa efetiva para vencer a pandemia do novo coronavírus e confirmou que o Recife pode adquirir o imunizante por conta própria.
"Temos um plano municipal sendo desenhado, e um dos itens a ser observado dentro dele é a aquisição de vacina. Não vamos abrir mão de imunizar as pessoas do Recife, porque a vacina é o único caminho efetivo para a gente vencer a pandemia de maneira definitiva", disse João Campos, em conteúdo publicado no seu perfil do Instagram.
"A vacina representa a única forma efetiva da vencermos a pandemia. É por isso que esta será, sim, a minha principal preocupação neste início de mandato. E não vamos parar de trabalhar enquanto não tivermos garantido a imunização de parte de nossa população. Falei sobre isso hoje (segunda-feira, dia 4), durante o nosso primeiro despacho com a secretária de Saúde do Recife, Dra. Luciana Albuquerque", escreveu João Campos em post no Instagram. Em vídeo, ele ainda falou que, nesta quinta-feira (7), haverá reunião com o comitê de vacinação, da qual participará, ao lado de representantes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). "Vamos definir os próximos passos e os anúncios que serão feitos ao longo desta primeira quinzena (de janeiro). Nosso grande foco será a vacina neste começo do ano."
Além disso, o prefeito destacou que a estratégia para imunização da população será feita "com muita responsabilidade e com a garantia de que o Recife terá protagonismo na aquisição da vacina e na imunização".
O Recife confirmou, na segunda-feira (4), 241 novos casos da covid-19, sendo 235 leves e 6 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Assim, a cidade totaliza 51.718 casos confirmados da covid-19, sendo 41.974 leves e 9.744 casos de srag. Desses últimos, 2.697 evoluíram para óbito. Além disso, o boletim da Sesau aponta um total de 48.023 pacientes já recuperados da doença.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Cantor está no hospital desde o dia 30 de novembro
O corpo da manicure foi encontrado no final da manhã desta terça-feira (5) com um ferimento no pescoço
Os dados foram confirmados pela SES-PE