NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: João Campos confirma que Recife pode adquirir vacina por conta própria

Prefeito ressaltou que a vacina é a única alternativa efetiva para vencer a pandemia

Covid-19: João Campos confirma que Recife pode adquirir vacina por conta própria

João Campos (PSB) tem 27 anos, prefeito mais jovem do Recife - Foto: Tião Siqueira/JC Imagem

Com informações do JC Online

O prefeito João Campos criou o comitê municipal de vacinação contra a covid-19 antes de tomar posse do mandato, e já se articula com especialistas, autoridades e laboratórios para colocar em prática o plano operacional de imunização contra a infecção pelo novo coronavírus. 

O saldo da doença já é de 2.697 mortes na capital pernambucana. O prefeito ressaltou, nesta terça-feira (5), que a vacina é a única alternativa efetiva para vencer a pandemia do novo coronavírus e confirmou que o Recife pode adquirir o imunizante por conta própria.

>>>Reforma administrativa de João Campos no Recife vai economizar R$ 78,71; prefeito rebate

>>>Entenda a nova variante do coronavírus, que chegou ao Brasil

>>>Pernambuco alcança marca de 215 mil infectados pelo novo coronavírus

"Temos um plano municipal sendo desenhado, e um dos itens a ser observado dentro dele é a aquisição de vacina. Não vamos abrir mão de imunizar as pessoas do Recife, porque a vacina é o único caminho efetivo para a gente vencer a pandemia de maneira definitiva", disse João Campos, em conteúdo publicado no seu perfil do Instagram.

"A vacina representa a única forma efetiva da vencermos a pandemia. É por isso que esta será, sim, a minha principal preocupação neste início de mandato. E não vamos parar de trabalhar enquanto não tivermos garantido a imunização de parte de nossa população. Falei sobre isso hoje (segunda-feira, dia 4), durante o nosso primeiro despacho com a secretária de Saúde do Recife, Dra. Luciana Albuquerque", escreveu João Campos em post no Instagram. Em vídeo, ele ainda falou que, nesta quinta-feira (7), haverá reunião com o comitê de vacinação, da qual participará, ao lado de representantes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). "Vamos definir os próximos passos e os anúncios que serão feitos ao longo desta primeira quinzena (de janeiro). Nosso grande foco será a vacina neste começo do ano."

Além disso, o prefeito destacou que a estratégia para imunização da população será feita "com muita responsabilidade e com a garantia de que o Recife terá protagonismo na aquisição da vacina e na imunização".

>> Início da vacinação contra covid-19 já tem possível data no Brasil

>> População aposta em simpatias para afastar covid-19 em 2021

>> Covid-19: "Nós não temos dúvidas de que a segunda onda deverá se materializar", diz pesquisadora da Fiocruz

Covid-19 em Pernambuco

O Recife confirmou, na segunda-feira (4), 241 novos casos da covid-19, sendo 235 leves e 6 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Assim, a cidade totaliza 51.718 casos confirmados da covid-19, sendo 41.974 leves e 9.744 casos de srag. Desses últimos, 2.697 evoluíram para óbito. Além disso, o boletim da Sesau aponta um total de 48.023 pacientes já recuperados da doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.