Combate ao coronavírus

Covid-19: enfermeira é 1ª brasileira a ser vacinada, em São Paulo

Após autorização para uso emergencial da Coronavac, enfermeira é primeira brasileira a receber a vacina, em São Paulo

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 17/01/2021 às 15:51 | Atualizado em 28/03/2023 às 11:05
Reprodução
FOTO: Reprodução

Mulher, enfermeira, negra e atuante na linha de frente do combate à pandemia. Este é o perfil da primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil.

Ela recebeu uma dose da Coronavac, um dos imunizantes disponíveis contra a covid-19 e que teve o uso emergencial autorizado, neste domingo (17), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

1º vacinada

Mônica Calazans, de 54 anos de idade, trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Emílio Ribas, no centro de São Paulo.

Ela foi vacinada ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que também é fiador da Coronavac.

"Eu tenho em mente, sempre, que não posso me abater, porque os pacientes precisam de mim, por isso tenho sempre uma palavra de positividade e de que vamos sair dessa situação", afirmou, ressaltando que sente prazer em seu trabalho.

A moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, faz parte do grupo de risco da covid-19: é obesa, hipertensa e diabética.

Carreira

Mônica atuou como auxiliar de enfermagem ao longo de 26 anos e decidiu fazer o curso superior depois. Ela se formou aos 47 anos.

"Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito, a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona", afirmou.

Mônica Calazans é viúva e mora com o filho, de 30 anos. Nenhum deles adoeceu pela covid-19 até o momento. Ela diz que tem se cuidado muito para proteger também sua mãe, de 72 anos.

Vacinação contra covid-19 em Pernambuco

Assim como todos os brasileiros, os pernambucanos também aguardam com ansiedade as doses da vacina contra a covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a expectativa é de que, com a autorização da Anvisa, as doses da vacina contra a covid-19 cheguem ao Estado ainda nesta semana.