IMUNIZAÇÃO

Primeira pessoa vacinada no Recife será profissional de saúde, afirma João Campos

De acordo com o prefeito, a vacinação será no Hospital Universitário Oswaldo Cruz


Primeira pessoa vacinada no Recife será profissional de saúde, afirma João Campos

João Campos (PSB) tem 27 anos, prefeito mais jovem do Recife - Foto: Tião Siqueira/JC Imagem

Segundo o prefeito do Recife, João Campos, a campanha de vacinação contra a covid-19 terá início com profissionais de saúde da unidade do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência para tratamento da doença no Estado. O voo com as 270 mil doses para todo o Estado de Pernambuco deverá chegar ao Aeroporto do Recife às 19h40. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, a vacinação na Cidade começa imediatamente após a chegada das doses.

>>>Dom Fernando Saburido grava vídeo pedindo que todos tomem a vacina da covid-19

>>>Covid-19: Aviões da FAB iniciam transporte de vacinas aos estados

>>>Pernambuco já está pronto para início da vacinação contra covid-19

"A primeira vacina em Pernambuco e no Recife será no Huoc (Hospital Universitário Oswaldo Cruz), com trabalhadores da Saúde que, desde o início da pandemia, estão ajudando a salvar vidas e, com coragem, estão na linha de frente desta pandemia. Ainda hoje (18/1), o governador Paulo Câmara participará deste momento", disse João Campos.

O Huoc, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, foi a porta inicial de assistência aos primeiros casos de covid-19 na capital pernambucana. No dia 25 de fevereiro de 2020, o hospital recebeu o primeiro caso suspeito da doença na cidade. Desde então, milhares de pessoas, acometidas pelo novo coronavírus, já passaram pelo Huoc.

Fala do prefeito

"Neste primeiro momento, serão vacinadas as pessoas que trabalham com a Saúde e estão na linha de frente de combate à pandemia, os idosos que estão nas instituições de longa permanência e pessoas com deficiências severas que também estão em instituições específicas. Após esse momento, a gente aguarda que o Ministério mande mais vacinas, para que o segundo módulo do Recife seja ativado com nove centros de vacinação, 65 salas, três drive-thrus em pontos diferentes da cidade para que a gente possa vacinar o quanto antes toda a nossa população", destacou o prefeito. Ele disse ainda que, "no Recife, ninguém vai furar fila, não vai haver privilégio, vamos seguir as recomendações dos grupos prioritários com cadastro 100% digital através do Conecta Recife." Segundo João Campos, para quem não puder fazer esse cadastro de maneira digital, haverá pontos em toda a cidade para cadastro nas instituições, que farão o cadastramento e vão garantir que todos tenham acesso à vacinação.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, ontem, 482 novos casos de covid-19, chegando a um total de 241.087. Também houve mais 27 óbitos, o que fez Pernambuco ultrapassar a incômoda e triste marca de 10 mil. Agora, já morreram 10.020 pessoas.

Vacinação em Pernambuco

O Ministério da Saúde autorizou, nesta segunda-feira (18), o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19). Em Pernambuco, o Governo do Estado garante que está tudo pronto para iniciar a imunização.

>> Covid-19: Vacinas começam a ser distribuídas e vacinação nacional é antecipada

Do Palácio do Campo das Princesas, o Governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã de hoje, a cerimônia de entrega das primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus, realizada em São Paulo.

No primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, Pernambuco deve receber cerca de 270 mil vacinas, que vão garantir as duas doses de imunização para 129 mil pessoas do grupo prioritário.

>> Prefeitura do Recife detalha plano de vacinação contra covid-19 na cidade

Reunião

Também pela manhã, foi realizada, no Palácio, uma reunião do gabinete de enfrentamento ao novo coronavírus. O objetivo foi acertar com os municípios os detalhes finais para o início da imunização.

>> Covid-19: Enfermeira é 1ª brasileira a ser vacinada, em São Paulo

'Tudo pronto'

De acordo com o Governo do Estado, está tudo pronto para o início da vacinação, em Pernambuco e os municípios já receberam, na semana passada, as agulhas e seringas necessárias.

>> Após aprovação de vacinas contra covid-19, ministro da Saúde fala sobre vacinação no Brasil

Neste início, serão priorizados idosos com mais de 80 anos, e os que tenham a partir de 60, que vivam em abrigos, além dos profissionais de saúde que tratam de pacientes com covid-19 e de indígenas de aldeias.

Processo

A pesquisadora do Nupit, o Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica, da UFPE, Michelly Pereira, explicou como deverá ser feito esse processo de recebimento e armazenamento das vacinas

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.