Aumento

Aposentados do INSS: começam pagamentos de benefícios com reajuste

Além do reajuste de benefícios, aposentados e pensionistas do INSS podem ter antecipação do 13º salário, em 2021.

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 26/01/2021 às 10:16 | Atualizado em 06/02/2023 às 14:19
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham um salário mínimo começam a receber os benefícios com reajuste em suas contas.

O calendário de pagamentos das aposentadorias e pensões já havia sido anunciado pela autarquia em dezembro do ano passado.

Calendário

DIVULGAÇÃO/ INSS
Calendário de pagamento de benefícios de 2021 - DIVULGAÇÃO/ INSS

Os depósitos seguirão a sequência de anos anteriores, com um calendário para quem recebe um salário mínimo e outro para quem ganha mais.

Para cada categoria, as datas de pagamento serão determinadas pelo número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (que vem depois do traço). Os primeiros a receber são aqueles que possuem número final do cartão 1 e recebem até um salário mínimo.

Esse calendário abrange a maioria dos 35 milhões de segurados. Antigos beneficiários que recebem fora da sequência do número do cartão, continuarão a ser pagos na data atual.

Reajuste

Em 2021, o INSS reajustou o valor do benefício de R$ 1.045 para R$ 1.100, no caso de quem ganha um salário mínimo. O aumento para esses aposentados e pensionistas será de 5,26%.

Quem ganha acima do salário mínimo terá um reajuste de 5,45%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor acumulado de 2020.

Antecipação do 13º salário

Em 2021, o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS pode ser novamente antecipado pelo governo, assim como o abono salarial.