
Além do reajuste de benefícios, aposentados e pensionistas do INSS podem ter antecipação do 13º salário, em 2021.
Calendário de pagamentos segue número final de cartão do beneficiário - Foto: Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham um salário mínimo começam a receber os benefícios com reajuste em suas contas. O calendário já havia sido anunciado pela autarquia, em dezembro do ano passado.
Os depósitos seguirão a sequência de anos anteriores, com um calendário para quem recebe um salário mínimo e outro para quem ganha mais.
Para cada categoria, as datas de pagamento serão determinadas pelo número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (que vem depois do traço). Os primeiros a receber são aqueles que possuem número final do cartão 1 e recebem um salário mínimo.
Esse calendário abrange a maioria dos 35 milhões de segurados. Antigos beneficiários que recebem fora da sequência do número do cartão, continuarão a ser pagos na data atual.
Em 2021, o INSS reajustou o valor do benefício de R$ 1.045 para R$ 1.100, no caso de quem ganha um salário mínimo. O aumento, para esses aposentados e pensionistas, será de 5,26%.
Quem ganha acima do salário mínimo terá um reajuste de de 5,45%, seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor acumulado de 2020.
Em 2021, o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS pode ser novamente antecipado pelo governo, assim como o abono salarial.
Com fim do auxílio emergencial, medidas vêm sendo adotadas para enfrentar a crise, como a antecipação do 13º salário para aposentados e do abono salarial
Portaria foi publicada nesta quarta-feira (20) no Diário Oficial da União
Desde agosto do ano passado, a prova de vida também pode ser feita de forma digital, para alguns beneficiários do INSS