INSS

INSS 2021: entenda novas regras da aposentadoria pelo INSS em 2021

De acordo com especialistas, as regras para se aposentar ficaram mais rígidas depois da Reforma da Previdência

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/01/2021 às 11:12 | Atualizado em 03/07/2023 às 9:47
Marcello Casal Jr./ABr
FOTO: Marcello Casal Jr./ABr

O ano de 2021 deve trazer mudanças significativas para quem deseja se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As alterações acontecem todos os anos em 3 das 5 regras de transição criadas com a Reforma da Previdência.

Entre as mudanças está a obrigatoriedade para trabalhadores que ainda não têm direito ao benefício a comprovarem mais tempo de contribuição ou esperarem mais tempo para solicitar a renda.

As mudanças ocorrem nas chamadas regras de transição, a fim de evitar o aumento repentino das exigências de idade mínima e tempo de contribuição, em especial para cidadãos que já estavam perto da aposentadoria no momento que a nova legislação passou a valer.

Regras mais rígidas

As regras da aposentadoria, que entraram em vigor a partir de 2019, se tornaram mais rígidas, como explica a advogada especialista em direito previdenciário Maria Faiock.

“Uma das regras é a regra dos pontos. Essa regra muda todo dia primeiro. Você precisa somar a sua idade, mais seu tempo de contribuição, e nesse ano de 2021 precisa ter 88 pontos mulheres e o homem 98 pontos”, diz.

Ela lembra ainda que não basta somar, sendo preciso ter um tempo mínimo de contribuição: para mulheres, 30 anos de trabalho; para homens, 35 anos. Cada ponto equivale a um ano, seja de idade ou de contribuição previdenciária.

Em 2021, a pontuação sobe para 88 e 98 para mulheres e homens, respectivamente. A progressão continuará sendo de um ponto por ano até chegar a 92 (mulher) e 100 (homem).

Idade mínima

Já a idade mínima terá uma progressão de seis meses a cada ano. Deste ano para o próximo, mulheres e homens as idades mínimas serão elevadas de 56,5 e 61,5 anos para 57 e 62 anos, respectivamente.

Especialistas alertam para a necessidade de um planejamento previdenciário com todas as novas regras criadas, sem esquecer de simular o valor da aposentadoria, levando em consideração o melhor momento para pedir o benefício.