novo auxílio emergencial

Será criado um novo imposto para financiar o auxílio emergencial em 2021? Veja o que diz o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Um dos principais obstáculos impostos para a prorrogação ou criação de um novo auxílio emergencial é a fonte de recursos

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 11/02/2021 às 11:22 | Atualizado em 04/01/2023 às 8:46
Leonardo Sá - Agência Senado
FOTO: Leonardo Sá - Agência Senado

A prorrogação do auxílio emergencial ou a criação de um novo programa de renda para assistir milhões de brasileiros que ficaram desamparados, após a extinção do benefício, tem sido tema de amplas discussões no Governo.

Um dos principais obstáculos impostos para a resolução desse problema é a fonte de recursos para a prorrogação ou criação de um novo auxílio emergencial.

O governo defende a responsabilidade fiscal, com obediência ao teto de gastos, para evitar um rombo nas contas públicas. 

Novo imposto para financiar auxílio emergencial

Questionado sobre a possibilidade de o governo criar um imposto temporário para financiar a prorrogação do auxílio emergencial, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, respondeu, nessa quarta-feira (10), sobre a solução ideal, em entrevista à TV Senado.

 

De acordo com Pacheco, a solução ideal não passaria pela criação de um tributo.

"A criação de imposto é sempre algo traumático, especialmente à luz da discussão de uma Reforma Tributária, que tem sido muito mais ampla. O momento de se dimensionar criação ou extinção de tributo é na Reforma Tributária", explicou.

"Então, nós vamos buscar uma solução, com fundamentos econômicos, sem que se haja a necessidade de criação de impostos. Pelo menos, isso é o ideal de se fazer", concluiu.