aposentadoria

Antecipação do 13º salário para aposentados em 2021: veja planos do Governo, segundo Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo tem planos de renovar ações de 2020, como antecipações do 13º salário para aposentados e pensionistas, por causa da pandemia

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/02/2021 às 11:37 | Atualizado em 09/12/2022 às 8:27
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou sobre a economia do Brasil, tocando em assuntos que afetam diretamente o bolso da população, em entrevista ao ex-secretário do Tesouro, Mansueto Almeida.

Um dos temas abordados na entrevista foi a antecipação de benefícios, como o abono salarial, aposentadorias e pensões, em 2021.

Também foi tratado o retorno do auxílio emergencial, em 2021, e o futuro dos brasileiros que precisam dos programas de transferência de renda. 

Orçamento para antecipação de benefícios

Segundo o ministro da Economia, o governo estava esperando o retorno do Congresso Nacional para fazer a renovação de programas ou criações de novos programas.

Guedes falou que um impasse para as definições econômicas, como o auxílio emergencial, é a demora para aprovar o Orçamento 2021.

Sem o orçamento, segundo ele, há dois caminhos, um muito "complexo e demorado", com diversos passos, e o outro é a PEC de Guerra, que levaria 24h e disponibilizaria os recursos necessários para essas medidas.

Auxílio emergencial

O ministro reforçou que não pode dar auxílio emergencial sem autorização, que são necessárias contrapartidas.

Guedes colocou o congelamento de salários de servidores, no ano passado, como uma delas e, deste ano, citou a reforma administrativa como outra possível contrapartida.

"Podemos dar um auxílio emergencial de dois, três ou quatro meses de observação, mas já temos o protocolo, tem um protocolo para todas as crises futuras", explicou.