auxílio emergencial

Volta do auxílio emergencial pode acontecer pela última vez, diz Bolsonaro: "não é uma aposentadoria"

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre como deve ser o novo auxílio emergencial em 2021

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/02/2021 às 9:28 | Atualizado em 12/12/2022 às 9:35
Leonardo Sá - Agência Senado
FOTO: Leonardo Sá - Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está passando o feriado de carnaval em São Francisco do Sul (SC). Ele concedeu uma entrevista exclusiva ao SBT Santa Catarina, nessa segunda (15), ao lado do secretario de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior.

Durante a entrevista, o presidente Jair Bolsonaro comentou, entre diversos outros assuntos, sobre o retorno do auxílio emergencial em 2021.

Retorno do auxílio emergencial

O retorno do auxílio emergencial tem sido um dos assuntos mais discutidos neste mês de fevereiro. Sobre a possibilidade desse retorno, Bolsonaro disse que vai acontecer, mas que o auxílio emergencial "não é uma aposentadoria".

"O pessoal tem que entender que chama emergencial. Isso não é uma aposentadoria. E cada vez que você paga, você tem um endividamento que, no futuro, o povo vai ter que pagar", afirmou o presidente.

Bolsonaro ressaltou que as medidas de prevenção à covid-19, como fechamentos e lockdown, foram as responsáveis por afetar a economia do país.

"Desde o começo eu falava que tínhamos dois problemas: o vírus e o desemprego. Deveriam ser tratados ambos de forma simultânea e com muita responsabilidade. Isso não foi feito. Então a economia está aí com esse problema. Veio a inflação também em cima disso", disse.

Acordo para prorrogação do auxílio

Bolsonaro afirmou também que já há um projeto para a prorrogação do auxílio emergencial, discutido entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além do ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Vai ser concedido, por três ou quatro meses, um valor que não está definido ainda. Agora parece que vai ser a última vez", afirmou.